A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E OS DESENHOS INFANTIS – uma contribuição sociológica à Educação

Autores

  • Francine Borges Bordin Universidade Federal de Pelotas
  • Denise Bussoletti Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p681-698

Palavras-chave:

Desenhos infantis, Educação, Sociologia da Infância, Culturas infantis.

Resumo

Este artigo busca revisar alguns conceitos oriundos da sociologia da infância, a fim de contribuir para a construção de um campo disciplinar, que investigue os desenhos infantis a partir de uma perspectiva sociológica. Dialogamos com os sociólogos Manuel Sarmento através do conceito de cultura da infância e William Corsaro com o conceito de reprodução interpretativa. Consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias, bem como aperfeiçoar nosso trabalho de pesquisa e de docência. 

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Biografia do Autor

Francine Borges Bordin, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Ciências Sociais, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Educação. Ambos pela Universidade Federal de Pelotas.

Denise Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2014-12-17

Como Citar

BORDIN, Francine Borges; BUSSOLETTI, Denise. A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E OS DESENHOS INFANTIS – uma contribuição sociológica à Educação. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 681–698, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n3p681-698. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3897. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos