A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E OS DESENHOS INFANTIS – uma contribuição sociológica à Educação
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p681-698Palavras-chave:
Desenhos infantis, Educação, Sociologia da Infância, Culturas infantis.Resumo
Este artigo busca revisar alguns conceitos oriundos da sociologia da infância, a fim de contribuir para a construção de um campo disciplinar, que investigue os desenhos infantis a partir de uma perspectiva sociológica. Dialogamos com os sociólogos Manuel Sarmento através do conceito de cultura da infância e William Corsaro com o conceito de reprodução interpretativa. Consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias, bem como aperfeiçoar nosso trabalho de pesquisa e de docência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.