CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E CARREIRA DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Ana Lucia Pereira Universidade Nove de Julho
  • Tatiani dos Santos Zuppani Universidade Nove de Julho
  • Marcelo Neves Gonçalves Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n2p535-547

Palavras-chave:

Crenças de autoeficácia, Carreira, Estudantes de administração.

Resumo

As crenças de autoeficácia podem influenciar a maneira como os estudantes encaram a graduação, comportam-se no decorrer dela e se lançam aos desafios do mercado de trabalho. Neste contexto, essa pesquisa buscou identificar as variáveis preditoras das crenças de estudantes de Administração em relação ao curso superior, buscando contribuir com os estudos sobre as variáveis controláveis que impactam no aproveitamento acadêmico e na inserção profissional dos universitários. Para tanto, foi realizado um survey junto a 585 alunos de Administração. O questionário foi composto pelas variáveis independentes: gênero, faixa etária, turno de estudo e semestre; e teve como variáveis dependentes as crenças dos universitários sobre carreira e graduação. Através de análises descritivas e de regressão logística, verificou-se que o turno e o semestre apresentam impacto nas crenças de autoeficácia. Essas crenças são mais positivas para os alunos que estudam a noite e estão finalizando o curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Pereira, Universidade Nove de Julho

Professora de Psicologia e Gestão de Pessoas no curso de Administração - Departamento de Ciências Gerenciais. Doutoranda e Mestre pelo Programa de Educação: Psicologia da Educação da PUC/SP.

Tatiani dos Santos Zuppani, Universidade Nove de Julho

Professora de Ensino Superior. Doutoranda em Administração pela USP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência em sala de aula com as disciplinas: Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Marcelo Neves Gonçalves, Universidade Nove de Julho

Mestre em Administração pelo Mackenzie, Bacharel em Administração de Empresas pela USP, e Doutorando em Administração pela USP, tem 30 anos de atividade profissional, atuando como docente e como gestor na área acadêmica e empresarial.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

PEREIRA, Ana Lucia; ZUPPANI, Tatiani dos Santos; GONÇALVES, Marcelo Neves. CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E CARREIRA DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 535–547, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n2p535-547. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3896. Acesso em: 25 nov. 2024.