A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p662-680Palavras-chave:
pesquisa em educaçãoResumo
Propomo-nos neste artigo pensar o cenário contemporâneo e a produção de subjetividades neste espaço tempo, bem como, elencar alguns pontos que nos incitaram a trazer a problematização como possibilidade avaliativa. A partir de Bauman (2007), Veiga Neto (2007) e Agamben (2009) traçamos as linhas que compõem o espaço e tempo contemporâneos e a partir de Guattari e Rolnik (2010) pensamos a produção das subjetividades neste contexto. Alguns pontos sobre a avaliação de modo geral e sobre a avaliação em artes visuais em particular são mapeados a partir de autores como Sacristán (1998), Zabala (1998), Pimentel (2009) e Tourinho (2010). A partir de Gilles Deleuze (1988/1989) e (1999), e Foucault (2004) pensamos o conceito de problematização, esboçando a partir deste algumas possibilidades para pensar a avaliação e a própria educação no contexto contemporâneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.