A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA

Autores

  • Francieli Regina Garlet Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p662-680

Palavras-chave:

pesquisa em educação

Resumo

Propomo-nos neste artigo pensar o cenário contemporâneo e a produção de subjetividades neste espaço tempo, bem como, elencar alguns pontos que nos incitaram a trazer a problematização como possibilidade avaliativa. A partir de Bauman (2007), Veiga Neto (2007) e Agamben (2009) traçamos as linhas que compõem o espaço e tempo contemporâneos e a partir de Guattari e Rolnik (2010) pensamos a produção das subjetividades neste contexto. Alguns pontos sobre a avaliação de modo geral e sobre a avaliação em artes visuais em particular são mapeados a partir de autores como Sacristán (1998), Zabala (1998), Pimentel (2009) e Tourinho (2010). A partir de Gilles Deleuze (1988/1989) e (1999), e Foucault (2004) pensamos o conceito de problematização, esboçando a partir deste algumas possibilidades para pensar a avaliação e a própria educação no contexto contemporâneo.

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Biografia do Autor

Francieli Regina Garlet, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, Bolsista CAPES. Licenciada em Artes Visuais (2010) e Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas a Educação (2012), pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC - diretório CNPq). e do Grupo de Pesquisa em Arte - Momentos Específicos (diretório CNPq).

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Licenciada em Artes Visuais pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Coordenadora do GEPAEC - Grupo de Estudos em Arte, Educação e Cultura e Editora da Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais.

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Publicado

2014-12-17

Como Citar

GARLET, Francieli Regina; CARDONETTI, Vivien Kelling; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 662–680, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n3p662-680. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3860. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos