O SILENCIAMENTO DOS ÓRGÃOS OFICIAIS SOBRE A PEDAGOGIA HOSPITALAR NO PARANÁ: necessidade de políticas públicas efetivas

Autores

  • Regiane Hissayo Ono Universidade Estadual de Maringá UEM-PR
  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v1n10p304-322

Palavras-chave:

Atendimento pedagógico hospitalar, Políticas públicas, Hospital.

Resumo

O atendimento pedagógico hospitalar é um direito das crianças, adolescentes, jovens e adultos em fase de escolarização e está previsto em lei. Porém, as políticas públicas para a realização e acompanhamento desses trabalhos são insuficientes em nosso país.  Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar como os órgãos oficiais do Estado do Paraná divulgam os atendimentos pedagógicos hospitalares nas cinco maiores cidades desse estado: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. O referencial teórico foi a partir da legislação que abordam o direito dos cidadãos ao atendimento pedagógico hospitalar. A metodologia deste trabalho foi a revisão bibliográfica e a pesquisa online, que foi realizada por meio dos sites de órgãos oficiais das prefeituras, das Secretarias Municipais da Educação e da Saúde dessas cidades citadas. Na revisão bibliográfica, os resultados obtidos mostraram que existem diversas legislações que apontam e defendem o atendimento pedagógico para crianças, adolescentes, jovens e adultos hospitalizados no Brasil e no Paraná. Com relação à pesquisa online, foram encontradas poucas referências sobre esses atendimentos nos sites buscados. Todavia, embora os órgãos públicos não divulguem esses trabalhos através dos sites oficiais, foi possível encontrar referências desses atendimentos em artigos que apresentam a atuação de professores em hospitais destas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Hissayo Ono, Universidade Estadual de Maringá UEM-PR

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Bolsista pela Capes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID-PEDAGOGIA) 2010-2012.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Professora Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Possui experiência na Educação em diferentes níveis de ensino e atua nas seguintes linhas de pesquisa: Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Social, Brinquedotecas e Políticas Públicas para crianças.

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

ONO, Regiane Hissayo; DE PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira. O SILENCIAMENTO DOS ÓRGÃOS OFICIAIS SOBRE A PEDAGOGIA HOSPITALAR NO PARANÁ: necessidade de políticas públicas efetivas. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 304–322, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v1n10p304-322. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3802. Acesso em: 22 dez. 2024.