CONTEÚDOS ATITUDINAIS E DESENVOLVIMENTO MORAL NA ESCOLA: O TRABALHO A PARTIR DE DILEMAS MORAIS

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • André Luiz Thieme Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n2p571-588

Palavras-chave:

conteúdos atitudinais, competência moral, dilemas morais, aprendizagem

Resumo

Este trabalho investiga a proposição de dilemas como alternativa metodológica para o trabalho pedagógico sobre conteúdos atitudinais. Para tanto, apresentamos o referencial teórico relacionado ao desenvolvimento moral com base em Piaget, a noção de competência moral desenvolvida por Kohlberg e de conteúdos atitudinais descrita por Zabala. A pesquisa realizada teve caráter exploratório e foi desenvolvida Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, envolvendo duas turmas do 4ª ano, contabilizando um total de 47 alunos participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line que propunha dilemas morais que em uma turma foram respondidos em grupo e em outra individualmente. A partir disso, os resultados foram analisados procurando identificar diferenças nas respostas e estratégias utilizadas pelos alunos para responder aos dilemas. Os resultados revelaram que o tipo de vínculo afetivo não interfere no desempenho dos grupos, a maioria das alternativas escolhidas para responder aos dilemas correspondiam ao nível pós-convencional - tanto individualmente, como em grupo, as meninas tiveram melhor desempenho que o meninos e os meninos tiveram melhor desempenho quando responderam em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação, professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

André Luiz Thieme, Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE

Mestre em Psicologia, professor do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

RAMOS, Daniela Karine; THIEME, André Luiz. CONTEÚDOS ATITUDINAIS E DESENVOLVIMENTO MORAL NA ESCOLA: O TRABALHO A PARTIR DE DILEMAS MORAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 571–588, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n2p571-588. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3769. Acesso em: 25 nov. 2024.