CONTEÚDOS ATITUDINAIS E DESENVOLVIMENTO MORAL NA ESCOLA: O TRABALHO A PARTIR DE DILEMAS MORAIS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n2p571-588Palavras-chave:
conteúdos atitudinais, competência moral, dilemas morais, aprendizagemResumo
Este trabalho investiga a proposição de dilemas como alternativa metodológica para o trabalho pedagógico sobre conteúdos atitudinais. Para tanto, apresentamos o referencial teórico relacionado ao desenvolvimento moral com base em Piaget, a noção de competência moral desenvolvida por Kohlberg e de conteúdos atitudinais descrita por Zabala. A pesquisa realizada teve caráter exploratório e foi desenvolvida Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, envolvendo duas turmas do 4ª ano, contabilizando um total de 47 alunos participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line que propunha dilemas morais que em uma turma foram respondidos em grupo e em outra individualmente. A partir disso, os resultados foram analisados procurando identificar diferenças nas respostas e estratégias utilizadas pelos alunos para responder aos dilemas. Os resultados revelaram que o tipo de vínculo afetivo não interfere no desempenho dos grupos, a maioria das alternativas escolhidas para responder aos dilemas correspondiam ao nível pós-convencional - tanto individualmente, como em grupo, as meninas tiveram melhor desempenho que o meninos e os meninos tiveram melhor desempenho quando responderam em grupo.
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