A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO AÇÃO EDUCATIVA: REFLEXÕES SOB O VIÉS DA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Janaina Cé Rossoni Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)
  • Vera Lucia Felicetti Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n2p517-534

Palavras-chave:

contação de histórias, ensino, aprendizagem, teoria cognitiva

Resumo

Este artigo tem como tema a contação de histórias como ação educativa e objetiva refletir sobre a relevância dessa manifestação artística de encantamento no contexto escolar, a partir das perspectivas da teoria de aprendizagem cognitiva. Para isso, mediante uma reflexão teórica, elegem-se as ideias contemporâneas de Meirieu sobre o processo de aprendizagem, a fim de se estabelecer conexões com as principais teorias cognitivistas que dizem respeito à aprendizagem significativa de Ausubel e à sócio-interacionista (ou sócio-histórica) de Vigotski. As reflexões e considerações advindas do diálogo com os autores escolhidos, relacionadas ao caráter estético das narrativas, permite considerar a contação de histórias como método pedagógico propulsor de significativas aprendizagens e consequente desenvolvimento cognitivo do pensamento.

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Biografia do Autor

Janaina Cé Rossoni, Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)

Mestranda em Educação - Linha de Pesquisa Formação Docente (UNILASALLE)

Especialista em Leitura e Produção Textual (UNILASALLE)

Graduada em Letras - Português, Inglês e Literaturas (UNILASALLE)

Professora da rede pública municipal de Canoas

Vera Lucia Felicetti, Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)

Doutora em Educação (PUCRS / College of Education na Universidade do Texas em Austin - Estados Unidos)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS) 

Atualmente é professora no curso de Pós-Graduação do Centro Universitário La Salle no Mestrado Acadêmico em Educação e do Curso de Matemática.

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

ROSSONI, Janaina Cé; FELICETTI, Vera Lucia. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO AÇÃO EDUCATIVA: REFLEXÕES SOB O VIÉS DA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 517–534, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n2p517-534. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3713. Acesso em: 25 nov. 2024.