A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO AÇÃO EDUCATIVA: REFLEXÕES SOB O VIÉS DA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n2p517-534Palavras-chave:
contação de histórias, ensino, aprendizagem, teoria cognitivaResumo
Este artigo tem como tema a contação de histórias como ação educativa e objetiva refletir sobre a relevância dessa manifestação artística de encantamento no contexto escolar, a partir das perspectivas da teoria de aprendizagem cognitiva. Para isso, mediante uma reflexão teórica, elegem-se as ideias contemporâneas de Meirieu sobre o processo de aprendizagem, a fim de se estabelecer conexões com as principais teorias cognitivistas que dizem respeito à aprendizagem significativa de Ausubel e à sócio-interacionista (ou sócio-histórica) de Vigotski. As reflexões e considerações advindas do diálogo com os autores escolhidos, relacionadas ao caráter estético das narrativas, permite considerar a contação de histórias como método pedagógico propulsor de significativas aprendizagens e consequente desenvolvimento cognitivo do pensamento.
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