SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES E PAIS/RESPONSÁVEIS À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

Autores

  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Sônia Maria Ribeiro Universidade da Região de Joinville
  • Mariana Datria Schulze Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p936-952

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Trabalho Docente, Família, Escola.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos às questões relacionadas à educação inclusiva pelos docentes da escola regular e os pais de alunos com necessidades educacionais especiais, bem como compreender a interferência que estes geram nas práticas educativas. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Joinville no estado de Santa Catarina, e contou com a participação 8 professoras, 1 supervisora e 8 pais/responsáveis. Para coleta de dados foram realizados encontros com pais e docentes durante o ano de 2009 e entrevistas semiestruturadas no início e final do processo. Na construção das categorias utilizou-se a análise de conteúdo (FRANCO, 2003). Fundamentam este trabalho Arroyo (2007), Martins (2003), Ibernón (2009), Baptista (2009), entre outros. Os resultados indicaram que ainda são presentes as concepções biologizantes da deficiência no trabalho docente, no qual prevalece o isolamento, com ênfase na socialização do estudante com necessidades especiais em detrimento dos aspectos cognitivos, afetivos e motores. Os pais/responsáveis demonstraram que o tipo de deficiência e as dificuldades no processo de escolarização são constitutivas da projeção escolar e profissional do estudante com necessidade educacional especial. Outro aspecto relevante identificado junto aos pais/responsáveis foi a dificuldade em buscar apoio e expressar reinvindicações junto à escola. Esses aspectos evidenciam que há um distanciamento entre pais e professores na construção do processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, o que acentua ainda mais os dilemas no que tange a educação inclusiva. Entende-se assim que trabalhos de pesquisa que investiguem a relação escola-família de estudantes com necessidades especiais ainda são necessários, principalmente com enfoque no que hoje se denomina trabalho colaborativo.

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Biografia do Autor

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville - Univille

Professora do Dapartamento de Psicologia e do Mestrado em Educação da Univille

Sônia Maria Ribeiro, Universidade da Região de Joinville

Professora do Departamento de Educação Física e do Mestrado em Educação daUniville

Mariana Datria Schulze, Universidade da Região de Joinville - Univille

Professora do departamento de psicologia da Univille

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Publicado

2013-12-16

Como Citar

CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado; RIBEIRO, Sônia Maria; SCHULZE, Mariana Datria. SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES E PAIS/RESPONSÁVEIS À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 936–952, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n3p936-952. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3677. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos