O ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL VIA CONVENIAMENTO: UM ESTUDO DAS JUSTIFICATIVAS MUNICIPAIS

Autores

  • Beatriz Aparecida Costa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Rio Claro
  • Raquel Fontes Borghi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p1019-1032

Palavras-chave:

Parceria público-privada, Educação Infantil, Justificativas municipais, Desresponsabilização

Resumo

RESUMO  Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2011 que teve por objetivo estudar as parcerias entre municípios paulistas e instituições privadas para a oferta de vagas na Educação Infantil. Tal pesquisa parte de um estudo anterior que identificou um grande número de parcerias dessa modalidade em municípios do estado de São Paulo (ADRIÃO, 2009). Fizeram parte do estudo 28 municípios paulistas de pequeno porte, o que representa 50% do total de municípios pequenos que declararam adotar esse tipo de parceria na pesquisa anterior. Os dados que serão aqui apresentados foram coletados por meio de contatos telefônicos com o Dirigente Municipal de Educação e/ou com o responsável pela Educação Infantil de cada um dos municípios estudados. Neste artigo, o objetivo específico é analisar, pela perspectiva da abordagem qualitativa, as justificativas dos municípios pesquisados para a opção pelas parcerias com instituições privadas de Educação Infantil. Apontamos como resultado a predominância das justificativas que envolvem a necessidade de satisfazer a demanda municipal referente à Educação Infantil e de auxiliar instituições privadas sem fins lucrativos que, sem os recursos municipais, deixariam de realizar o atendimento.

Palavras-chave: Parceria público-privada. Educação Infantil. Justificativas municipais. Desresponsabilização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Aparecida Costa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Rio Claro

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Rio Claro, atualmente esta inserida no curso de mestrado em educação da mesma instituição. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (GREPPE). Seus principais interesses de pesquisa concentram-se nos seguintes temas: Política Educacional, Parceria Público-Privada, privatização do ensino.  

Raquel Fontes Borghi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Rio Claro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Araraquara (1996), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado pela mesma universidade (2005). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Coordenadora do GREPPE em Rio Claro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintestemas: políticas educacionais, municipalização do ensino, precarização do trabalho docente e reconfiguração das esferas pública e privada na educação

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

COSTA, Beatriz Aparecida; BORGHI, Raquel Fontes. O ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL VIA CONVENIAMENTO: UM ESTUDO DAS JUSTIFICATIVAS MUNICIPAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1019–1032, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n3p1019-1032. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3602. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos