POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA CAPES: INGERÊNCIAS E IMPACTOS NOS PPGES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n2p140-153Palavras-chave:
avaliação e fomento, pós-graduação, produção intelectual, formação.Resumo
A partir de uma pesquisa com coordenadores de PPGEs e com orientadores e de referências de autores, trazemos aqui alguns depoimentos e reflexões a respeito das metamorfoses pelas quais veio passando a pós-graduação (PG) em educação nos anos mais recentes, particularmente no que diz respeito à passagem do predomínio da formação de professores para a de pesquisadores, inflexão ocorrida em meados da década de 90. Como decorrência de um rígido processo de acompanhamento e avaliação, assegurado pela vinculação estreita e direta entre esta e o fomento, a CAPES passa a ter ingerência direta na vida dos Programas de PG, interferindo na sua dinâmica funcional e nos seus resultados. Diminuição no tempo da formação dos pós-graduandos; mudanças no processo de orientação; novas estratégias de seleção de candidatos; exigências quanto à quantidade de produção/publicações; participação em eventos entre outros aspectos, acabam evidenciando uma organização e funcionamento dos programas a partir de fortes componentes indutores por parte da CAPES, com pontos positivos e outros que muito deixam a desejar ao nos referirmos a um processo educacional. Convergem os nossos entrevistados, bem como os teóricos, no sentido de que a maior perda situa-se na formação, uma vez que esta demanda tempo. Palavras-chave: avaliação e fomento; pós-graduação; produção intelectual; formação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.