A RELEVÂNCIA HISTÓRICA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n2p120-139Palavras-chave:
universidade e contexto, pós-graduação e pesquisa-ensino-extensão, prática acadêmica e desenvolvimento local. pós-graduação e qualidade social.Resumo
Este trabalho é uma reflexão crítica sobre a relevância sócio-histórica da Pós- Graduação em Educação como prática social especializada de formação antroposocial, centrada na pesquisa e indissociavelmente vinculada com o ensino e a extensão. A reflexão parte da ambigüidade na sua construção histórica de conservação do construído e produção do futuro. Enfatiza a Pós-Graduação em Educação como impulso engajado, no processo instituinte do devir humano e da sociedade. Nesta visão histórico-teórica, a pesquisa, o ensino e a extensão são indissociáveis entre si e inalienáveis do trabalho acadêmico na prática da Pós-Graduação em Educação; o contexto sócio-histórico contraditório e desafiante e as concepções básicas de devir humano e de conhecimento como processo fundam o trabalho acadêmico e a transcendência humana é intrínseca à pesquisa em educação. Apresenta práticas acadêmicas de Pós-Graduação em Educação, vinculadas ao contexto regional e com articulação intencional entre pesquisa, ensino e extensão. Palavras-chave: universidade e contexto; pós-graduação e pesquisa-ensino-extensão, prática acadêmica e desenvolvimento local. pós-graduação e qualidade social.Downloads
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