EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DEFICIÊNCIA VISUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Taissa Vieira Lozano
  • Maria Luisa Furlan Costa

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p901-920

Palavras-chave:

Deficiência visual, educação a distância, educação especial.

Resumo

Este artigo traz a discussão sobre a relação da educação a distância no ensino superior com a inclusão de alunos deficientes visuais. Alunos esses que tem o direito a educação garantido por lei, mas que encontram dificuldades de acesso ao processo educativo formal pelo caráter histórico de exclusão dos deficientes. Os objetivos específicos abordam as principais facilidades e dificuldades encontradas pelos deficientes visuais e a possibilidade e necessidade de mediação exercida pelo professor na modalidade de educação a distância. A metodologia pautada na análise bibliográfica buscou relacionar esses aspectos discutindo esta temática para compreender quais os fatores que contribuem ou não para o processo de aprendizagem e desenvolvimento do deficiente visual em cursos a distância, quais as formas de reverter os fatores negativos encontrados e quais os avanços em relação a inclusão do deficiente.

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Biografia do Autor

Taissa Vieira Lozano

Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da rede particular de Maringá/PR.

Maria Luisa Furlan Costa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Araraquara). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Gradação em Educação da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2013-12-16

Como Citar

LOZANO, Taissa Vieira; COSTA, Maria Luisa Furlan. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DEFICIÊNCIA VISUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 901–920, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n3p901-920. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3431. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos