A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Jefferson Mainardes

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n2p94-105

Palavras-chave:

políticas educacionais, abordagem do ciclo de políticas.

Resumo

Este artigo apresenta as principais contribuições da “abordagem do ciclo de políticas” (policy cycle approach) para a análise de políticas educacionais. Essa abordagem, formulada pelo sociólogo inglês Stephen Ball, tem sido empregada em diferentes países como referencial analítico de políticas educacionais. Segundo esse referencial, as políticas não simplesmente implementadas, mas reinterpretadas no contexto da prática e a análise da trajetória de políticas envolve a análise de cinco diferentes contextos (influência, produção do texto, contexto da prática, resultados/efeitos e estratégia política). As contribuições indicadas no trabalho foram desenvolvidas a partir da aplicação da referida abordagem, como referencial analítico de uma pesquisa sobre a implantação de um programa de organização da escola em ciclos (ciclos de aprendizagem) em uma rede municipal do estado do Paraná. Palavras-chave: políticas educacionais; abordagem do ciclo de políticas.

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Como Citar

MAINARDES, Jefferson. A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 94–105, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2006v1n2p94-105. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/34. Acesso em: 25 nov. 2024.