PRODUTIVIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA? RUMOS, LIMITES E ENGODOS NA BUSCA DE GARANTIR A QUALIDADE

Autores

  • Ana Maria Netto Machado

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n2p106-119

Palavras-chave:

pesquisa, pós-graduação, produtividade, escrita.

Resumo

Gerar “produtos” intelectuais em exíguos prazos é provavelmente a atividade mais característica do cotidiano do pesquisador nos dias atuais. Sendo os parâmetros, hoje, a quantidade como meta e a avaliação como controle (esta por parte de órgãos oficiais), a qualidade das produções vêm preocupando e demandando reflexões. Volumosos resultados de uma pesquisa sobre a ‘orientação de teses e dissertações’, envolvendo sujeitos pesquisadores seniors e outras fontes, permitemnos analisar diversos aspectos desta realidade da pós-graduação. Neste trabalho, contextualizamos o problema, e exploramos algumas de suas dimensões, dialogando com um fragmento do conto fantástico Utopia de un hombre que está cansado, de Jorge Luiz Borges, que re-significou, para nós, uma experiência vivenciada na Anped/2005, a propósito da era da produtividade que vivemos. Palavras-chave: pesquisa; pós-graduação; produtividade; escrita.

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Publicado

2007-04-24

Como Citar

NETTO MACHADO, Ana Maria. PRODUTIVIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA? RUMOS, LIMITES E ENGODOS NA BUSCA DE GARANTIR A QUALIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 106–119, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2006v1n2p106-119. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/33. Acesso em: 19 set. 2024.