ALTERIDADE, ETNOGRAFIA VIRTUAL E EDUCAÇÃO: APRENDENDO E ENSINANDO COM O OUTRO

Autores

  • Dilton Ribeiro Couto Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p921-935

Palavras-chave:

alteridade, etnografia virtual, educação.

Resumo

Apresentando parte dos resultados de pesquisa de Mestrado recentemente concluída, o texto tem como objetivo promover uma reflexão sobre a abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual (ou netnografia) nas investigações em ambientes virtuais, reconhecendo a importância da alteridade, de modo que pesquisador e sujeitos aprendam juntos. A fundamentação teórico-metodológica apoiou-se nas contribuições da etnografia virtual e no diálogo com autores dos campos da comunicação e educação. Assim, eu trilhei os caminhos necessários para interagir com noventa e oito jovens, dentre eles professores recém-formados, com os saberes compartilhados na interface Facebook. As conclusões da pesquisa apontam para a relevância da referida interface para propiciar que as diferentes vozes dos internautas sejam ouvidas e interpeladas, criando vínculos mais estreitos entre todos os envolvidos nos processos de aprender e ensinar, e abrindo novas possibilidades para que o diálogo online seja potencializado. Isso proporcionou repensar a formação de professores diante das práticas pedagógicas nas interfaces digitais, considerando as dinâmicas da interação e da colaboração, próprias da cultura digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduado em Pedagogia pela UERJ, possui especialização em Docência Superior pela Universidade Gama Filho e em Educação Infantil pela PUC­Rio, apresentando experiência no trabalho com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Finalizou em 2012 a sua pesquisa de Mestrado no Programa de Pós­-Graduação em Educação da UERJ. Desde 2006 participa do grupo de pesquisa "Infância, Juventude e Indústria Cultural" coordenado pela professora Maria Luiza Oswald no referido Programa.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. ALTERIDADE, ETNOGRAFIA VIRTUAL E EDUCAÇÃO: APRENDENDO E ENSINANDO COM O OUTRO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 921–935, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n3p921-935. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3110. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos