ALTERIDADE, ETNOGRAFIA VIRTUAL E EDUCAÇÃO: APRENDENDO E ENSINANDO COM O OUTRO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p921-935Palavras-chave:
alteridade, etnografia virtual, educação.Resumo
Apresentando parte dos resultados de pesquisa de Mestrado recentemente concluída, o texto tem como objetivo promover uma reflexão sobre a abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual (ou netnografia) nas investigações em ambientes virtuais, reconhecendo a importância da alteridade, de modo que pesquisador e sujeitos aprendam juntos. A fundamentação teórico-metodológica apoiou-se nas contribuições da etnografia virtual e no diálogo com autores dos campos da comunicação e educação. Assim, eu trilhei os caminhos necessários para interagir com noventa e oito jovens, dentre eles professores recém-formados, com os saberes compartilhados na interface Facebook. As conclusões da pesquisa apontam para a relevância da referida interface para propiciar que as diferentes vozes dos internautas sejam ouvidas e interpeladas, criando vínculos mais estreitos entre todos os envolvidos nos processos de aprender e ensinar, e abrindo novas possibilidades para que o diálogo online seja potencializado. Isso proporcionou repensar a formação de professores diante das práticas pedagógicas nas interfaces digitais, considerando as dinâmicas da interação e da colaboração, próprias da cultura digital.
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