A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA FREIREANA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p986-997Palavras-chave:
pesquisa, teoria, práticaResumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre a importância da pesquisa na prática pedagógica de perspectiva freireana. Paulo Freire ficou conhecido mundialmente por seu método de alfabetização de adultos, fundado no princípio de que o processo educacional deve partir da realidade que o educando está inserido. Ao mesmo tempo, tornou-se grande crítico dos princípios educativos da educação bancária, pois os mesmos seriam fundamentados na mera transmissão de saberes abstratos, na atitude passiva dos estudantes, e na posição autoritária do educador. Ao contrário disso, Freire apostava no diálogo como elemento chave onde educador e educando se tornam sujeitos ativos no processo de conhecer. É através da relação dialógica que o educando aprende a dizer a sua palavra, que o educador aproxima-se da realidade do estudante. Nesse sentido, a pesquisa se torna um principio educativo essencial, pois é através da investigação dos temas geradores que ocorre a problematização da realidade concreta.
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