A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA FREIREANA

Autores

  • Claudete Robalos Cruz UFPel
  • Cláudia Battestin Universidade Federal de Pelotas
  • Gomercindo Ghiggi UFPel

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p986-997

Palavras-chave:

pesquisa, teoria, prática

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a importância da pesquisa na prática pedagógica de perspectiva freireana. Paulo Freire ficou conhecido mundialmente por seu método de alfabetização de adultos, fundado no princípio de que o processo educacional deve partir da realidade que o educando está inserido. Ao mesmo tempo, tornou-se grande crítico dos princípios educativos da educação bancária, pois os mesmos seriam fundamentados na mera transmissão de saberes abstratos, na atitude passiva dos estudantes, e na posição autoritária do educador. Ao contrário disso, Freire apostava no diálogo como elemento chave onde educador e educando se tornam sujeitos ativos no processo de conhecer. É através da relação dialógica que o educando aprende a dizer a sua palavra, que o educador aproxima-se da realidade do estudante. Nesse sentido, a pesquisa se torna um principio educativo essencial, pois é através da investigação dos temas geradores que ocorre a problematização da realidade concreta.

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Publicado

2013-12-16

Como Citar

CRUZ, Claudete Robalos; BATTESTIN, Cláudia; GHIGGI, Gomercindo. A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA FREIREANA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 986–997, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n3p986-997. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3108. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos