PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS E DE ESCOLAS RURAIS NO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ederson Henrique de Souza Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luana Aparecida Vargas Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p953-963

Palavras-chave:

preservação, conservação, representações sociais, meio ambiente.

Resumo

O artigo apresenta pesquisa cujo objetivo foi identificar as representações sociais de meio ambiente de professores que atuam em diferentes instituições de ensino básico, localizadas em zonas urbanas e zonas rurais da região sudoeste do Paraná. Os dados foram coletados através de um instrumento de evocação livre, tendo como termo indutor a expressão “meio ambiente”. Os dados indicam que núcleo central da representação social de meio ambiente de ambos os grupos se estrutura e se estabiliza em torno da importância atribuída à preservação dos recursos naturais. Chama a atenção o fato de o elemento humano aparecer de modo periférico na representação de meio ambiente dos sujeitos, como se o homem não fosse o protagonista da questão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edival Sebastião Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Psicologia. Mestre em Educação pela UNESP e doutor em Educação pela USP. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional de UTFPR.

Ederson Henrique de Souza Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estudante de Graduação em Letras Português Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Bolsista de Iniciação Científica.

Luana Aparecida Vargas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estudante de Graduação em Letras Português Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Bolsista de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

TEIXEIRA, Edival Sebastião; MACHADO, Ederson Henrique de Souza; VARGAS, Luana Aparecida. PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS E DE ESCOLAS RURAIS NO SUDOESTE DO PARANÁ. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 953–963, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n3p953-963. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3075. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos