O PROFESSOR E OS JOVENS: A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O AMBIENTE DE TRABALHO

Autores

  • Francisco Carlos Franco Universidade Braz Cubas - Mogi das Cruzes - SP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n3p998-1018

Palavras-chave:

oficio docente, juventude, relação professor-aluno.

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa que investigou o ambiente de trabalho de professores de Arte que atuam na rede pública paulista de ensino e suas relações com os jovens. Na abordagem qualitativa de pesquisa, foi utilizada a entrevista semi-estruturada, que buscou desvelar os dados mais significativos na trajetória pessoal e profissional dos professores, que, por meio do relato de suas vivências e experiências, explicitaram seus sentimentos frente ao ambiente de trabalho. De acordo com os depoimentos de oito docentes que participaram da pesquisa, constatou-se que os professores demonstram uma postura de aproximação e de respeito com os jovens, mas que se sentem despreparados e inseguros perante as atitudes de violência e indisciplina com que convivem.

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Biografia do Autor

Francisco Carlos Franco, Universidade Braz Cubas - Mogi das Cruzes - SP

 

Doutor em Educação: Psicologia da Educação – PUC São Paulo, Professor do Programa de Mestrado em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação - Universidade Braz Cubas – Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2013-12-16

Como Citar

FRANCO, Francisco Carlos. O PROFESSOR E OS JOVENS: A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O AMBIENTE DE TRABALHO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 998–1018, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n3p998-1018. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2889. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos