A POLÍTICA EDUCACIONAL NOS ANOS DE 1980 E 1990: QUAL A PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR?

Autores

  • Marisa Borges

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p143-174

Palavras-chave:

democratização da educação, gestão democrática, participação, política educacional.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em educação sobre o processo de democratização da educação e da escola vivenciado nos anos de 1980 e 1990, na Rede Municipal de Ensino de Uberaba, em Minas Gerais. Aborda os impactos desse processo no campo de políticas públicas e gestão em educação, por meio de revisão de literatura e da análise documental procurando apreender os significados e dimensões que a proposta de democratização da gestão escolar assumiu nesse contexto. Apreendeu-se que, nos anos de 1980, o significado de democratização da escola articulava-se com a ampliação da rede de atendimento da educação pré-escolar e suas diretrizes não evidenciavam, em certa medida, contornos do que vinha ocorrendo em nível estadual e federal. De outra parte, um traço marcante nas políticas educacionais implementadas em Uberaba nos anos de 1990 foi, precisamente, suas aproximação com as diretrizes e políticas que vinham sendo implementadas pelos governos em nível federal e estadual, cujo conceito de democracia e participação foram assimilados pelos gestores da educação e se colocaram nos limites de uma participação e democracia, quando não decretada, no máximo consentida. Palavras-chave: Democratização da educação. Gestão democrática. Participação. Política educacional.

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Biografia do Autor

Marisa Borges

Docente na área de Educação do Instituto Federal de Tecnologia e Educação do Triângulo Mineiro/IFTM – Campus Uberaba. No momento, em fase de doutoramento na Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado a linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade. Desenvolve estudos nas áreas de educação. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU, com graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba/UNIUBE.

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Publicado

2012-04-30

Como Citar

BORGES, Marisa. A POLÍTICA EDUCACIONAL NOS ANOS DE 1980 E 1990: QUAL A PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 143–174, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n1p143-174. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2714. Acesso em: 25 nov. 2024.