A POLÍTICA EDUCACIONAL NOS ANOS DE 1980 E 1990: QUAL A PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p143-174Palavras-chave:
democratização da educação, gestão democrática, participação, política educacional.Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em educação sobre o processo de democratização da educação e da escola vivenciado nos anos de 1980 e 1990, na Rede Municipal de Ensino de Uberaba, em Minas Gerais. Aborda os impactos desse processo no campo de políticas públicas e gestão em educação, por meio de revisão de literatura e da análise documental procurando apreender os significados e dimensões que a proposta de democratização da gestão escolar assumiu nesse contexto. Apreendeu-se que, nos anos de 1980, o significado de democratização da escola articulava-se com a ampliação da rede de atendimento da educação pré-escolar e suas diretrizes não evidenciavam, em certa medida, contornos do que vinha ocorrendo em nível estadual e federal. De outra parte, um traço marcante nas políticas educacionais implementadas em Uberaba nos anos de 1990 foi, precisamente, suas aproximação com as diretrizes e políticas que vinham sendo implementadas pelos governos em nível federal e estadual, cujo conceito de democracia e participação foram assimilados pelos gestores da educação e se colocaram nos limites de uma participação e democracia, quando não decretada, no máximo consentida. Palavras-chave: Democratização da educação. Gestão democrática. Participação. Política educacional.Downloads
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