HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: DIRETRIZES DA PROVA DO ENADE DE 2008
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p80-89Palavras-chave:
Avaliação institucional, Ensino, Competência profissional, ENADE.Resumo
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, publicados pelo Ministério da Educação, têm provocado certa preocupação junto aos coordenadores de cursos universitários, pois, em alguns deles, a média de conhecimento dos estudantes que concluíram seus cursos foi mais baixa do que a média daqueles que ingressavam. Isso se confirma pelos resultados apresentados nos relatórios de avaliação do ENADE, ao apontarem cursos com excelentes resultados e outros cujas aferições não são tão satisfatórias. Este artigo descreve um dos objetivos propostos na pesquisa intitulada Provas do ENADE: possíveis desafios e dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos da UNIVATES, com o intuito de dar visibilidade às dificuldades apresentadas pelos estudantes de diferentes cursos – Administração, Arquitetura, Direito e Enfermagem - ao responderem as questões objetivas da parte de Formação Geral da prova do ENADE de 2008. Com uma abordagem metodológica quantiqualitativa, realizamos o levantamento das competências e habilidades exigidas dos futuros profissionais que constam nas Diretrizes do ENADE, e buscamos a compreensão dos tipos de dificuldades que se apresentam como um desafio aos acadêmicos de final de curso.Downloads
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