HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: DIRETRIZES DA PROVA DO ENADE DE 2008

Autores

  • Maria Alvina Pereira Mariante Centro Universitário UNIVATES
  • Arlete Eli Kunz da Costa Centro Universitário Univates
  • Maribel Girelli Centro Universitário Univates
  • Giselda Veronice HAHN Centro Universitário Univates
  • Karen Daniela Pires Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p80-89

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Ensino, Competência profissional, ENADE.

Resumo

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, publicados pelo Ministério da Educação, têm provocado certa preocupação junto aos coordenadores de cursos universitários, pois, em alguns deles, a média de conhecimento dos estudantes que concluíram seus cursos foi mais baixa do que a média daqueles que ingressavam. Isso se confirma pelos resultados apresentados nos relatórios de avaliação do ENADE, ao apontarem cursos com excelentes resultados e outros cujas aferições não são tão satisfatórias. Este artigo descreve um dos objetivos propostos na pesquisa intitulada Provas do ENADE: possíveis desafios e dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos da UNIVATES, com o intuito de dar visibilidade às dificuldades apresentadas pelos estudantes de diferentes cursos – Administração, Arquitetura, Direito e Enfermagem - ao responderem as questões objetivas da parte de Formação Geral da prova do ENADE de 2008. Com uma abordagem metodológica quantiqualitativa, realizamos o levantamento das competências e habilidades exigidas dos futuros profissionais que constam nas Diretrizes do ENADE, e buscamos a compreensão dos tipos de dificuldades que se apresentam como um desafio aos acadêmicos de final de curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alvina Pereira Mariante, Centro Universitário UNIVATES

Professora no Centro Universitário UNIVATES

Arlete Eli Kunz da Costa, Centro Universitário Univates

Docente do Centro Universitário UNIVATES de Lajeado/RS. Desenvolve estudos na área da Saúde e Educação. Mestrado em Desenvolvimento
Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC/RS. Graduação em Enfermagem pela UNISINOS.

Maribel Girelli, Centro Universitário Univates

Docente do Centro Universitário UNIVATES de Lajeado/RS. Desenvolve estudos na área da Educação e na área da História. Mestrado em História pela UNISINOS. Graduação em História pela UNISINOS.

Giselda Veronice HAHN, Centro Universitário Univates

Docente do Centro Universitário UNIVATES de Lajeado/RS. Desenvolve estudos na área da Educação e Saúde. Doutoranda em Enfermagem pela UFRGS. Mestrado em Assistência de Enfermagem pela UFSC. Graduação em Enfermagem pela UFSM.

Karen Daniela Pires, Centro Universitário Univates

Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário UNIVATES de Lajeado/RS. Graduação em História pelo Centro Universitário UNIVATES de Lajeado/RS.

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

PEREIRA MARIANTE, Maria Alvina; KUNZ DA COSTA, Arlete Eli; GIRELLI, Maribel; HAHN, Giselda Veronice; PIRES, Karen Daniela. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: DIRETRIZES DA PROVA DO ENADE DE 2008. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 80–89, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n1p80-89. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2708. Acesso em: 25 nov. 2024.