SOBRE A CONDIÇÃO JUVENIL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CENÁRIOS DE UMA CRISE

Autores

  • Adriano Machado Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Elisete Medianeira Tomazetti UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p106-121

Palavras-chave:

Juventude – Adolescência – Escola – Pós-moderno

Resumo

O presente artigo versa sobre as atuais vicissitudes que têm afetado a condição juvenil contemporânea. Como foco, os autores se interrogam sobre diversos cenários sociais e educacionais, de forma a refletir sobre  suas possíveis repercussões para a relação de adolescentes e jovens com a escolarização. Tomando-se como marco teórico perspectivas psicológicas, sociológicas e educacionais, são tecidas argumentações acerca de dificuldades e dilemas que se tem presentificado junto à escola para uma condição juvenil já distanciada de forma significativa de antigos comportamentos e estilos relacionais que a caracterizavam. Os autores concluem que a escola contemporânea tem sido instrumento de resistência dos professores a essas alterações culturais de nosso tempo, o que tem gerado tensões e conflitos nas salas de aula que abrigam a vida juvenil.

Palavras-chave: Juventude – Adolescência – Escola – Pós-moderno

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Machado Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

PROFESSOR ASSISTENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, ÁREA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

Elisete Medianeira Tomazetti, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

PROFESSORA ASSOCIADA, ÃREA DE METODOLOGIA DO ENSINO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, Adriano Machado; TOMAZETTI, Elisete Medianeira. SOBRE A CONDIÇÃO JUVENIL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CENÁRIOS DE UMA CRISE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 106–121, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n1p106-121. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2386. Acesso em: 25 nov. 2024.