SOBRE A CONDIÇÃO JUVENIL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CENÁRIOS DE UMA CRISE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p106-121Palavras-chave:
Juventude – Adolescência – Escola – Pós-modernoResumo
O presente artigo versa sobre as atuais vicissitudes que têm afetado a condição juvenil contemporânea. Como foco, os autores se interrogam sobre diversos cenários sociais e educacionais, de forma a refletir sobre suas possíveis repercussões para a relação de adolescentes e jovens com a escolarização. Tomando-se como marco teórico perspectivas psicológicas, sociológicas e educacionais, são tecidas argumentações acerca de dificuldades e dilemas que se tem presentificado junto à escola para uma condição juvenil já distanciada de forma significativa de antigos comportamentos e estilos relacionais que a caracterizavam. Os autores concluem que a escola contemporânea tem sido instrumento de resistência dos professores a essas alterações culturais de nosso tempo, o que tem gerado tensões e conflitos nas salas de aula que abrigam a vida juvenil.
Palavras-chave: Juventude – Adolescência – Escola – Pós-moderno
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