CULTURAS JUVENIS E PROCESSO DE GOVERNAMENTO NO PROJOVEM

Autores

  • Lisandra Veiga dos Santos Lautert Programa dePós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p90-105

Palavras-chave:

Sujeitamento – Biopolítica – Culturas Juvenis - ProJovem

Resumo

As Juventudes tem constituido suas culturas em espaços cada  vez mais diversificados e se apropriam desses espaços, criando identidades juvenis nos interstícios desses locais. O Programa de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), é um programa federal que tem por objetivos maiores a qualificação do jovem no mercado de trabalho, a permanência  e a inclusão desse jovem na sociedade. Este artigo tem como finalidade problematizar os discursos e as formas de governamento das juventudes no contexto do ProJovem. A metodologia ainda é incipiente dado ao tempo de publicação deste artigo, utilizei-me da análises dos sites do ProJovem e das Juventudes. Este estudo está vinculado aos Estudos Culturais e do ponto de vista dos estudos pós-estruturalista, incluindo conceitos de discurso, verdade, poder, biopolítica, governamentalidade de Michel Foucault; culturas juvenis na perspectiva da multiplicidade dessa categoria estudados por Elisabete Garbin e Carles Feixa; estudos culturais, a partir de Raymond Williams, Marisa Costa. Como resultados parciais (e muito iniciais) observamos a concepção de jovem que os site apresentam, figuras de jovens em forma de recorte – num intento de demonstrar a questão da heterogeneidade - ,graffiti e acompanhados de skates e/ou fones de ouvido. Podemos também inferir alguns discursos para o controle e governo dessas populações no ambito da biopolitica. Nas práticas pedagógicas dispostas no site, pode-se visibilizar o governamento das culturas e das identidades juvenis compondo o mosaico da prática escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Veiga dos Santos Lautert, Programa dePós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluna de Mestrado em Educação vinculada a Linha de Pesquisa em Estudos Culturais em Educação. 4 anos de experiência docente com Educação Infanti, Ensino Fundamental e EJA.Tem como temática principal as juventudes, trabalho, cultura e discursos sobre culturas juvenis.

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

DOS SANTOS LAUTERT, Lisandra Veiga. CULTURAS JUVENIS E PROCESSO DE GOVERNAMENTO NO PROJOVEM. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 90–105, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n1p90-105. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2376. Acesso em: 25 nov. 2024.