O DESAFIO DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS E A QUESTÃO DO NACIONALISMO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p338-355Palavras-chave:
Ensino de história. Nacionalismo e memória.Resumo
Este artigo é parte de nossa pesquisa “O lugar e o papel do ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental”. Nossa premissa inicial é de que o ensino de história é um veículo transmissor e propagador de memória. Nessa perspectiva, buscamos compreender como os alunos do curso de pedagogia – futuros professores –os professores do ensino fundamental (EF) e alunos das séries iniciais compreendem o ensino de história. Solicitamos a 25 alunos do curso de pedagogia que escrevessem o que lembravam do ensino de história ao longo de suas vidas; para quatro professores do EF, perguntamos o que é o ensino de história; e, quanto aos alunos, solicitamos a 40 deles que desenhassem o que sabiam de história. Diante dos subsídios encontrados nos campos de pesquisa, iniciamos nossas análises. Diversos caminhos se abriram a nossa frente. Para esse artigo faremos um recorte e analisaremos uma questão recorrente nos três espaços de investigação – a relação entre ensino de História e uma perspectiva do nacionalismo vinculado a datas comemorativas e os grandes vultos da história tradicional brasileira. Neste viés, tendo o nacionalismo como mote tecemos nossas reflexões dialogando com o conceito de memória. Dos 25 graduandos que relataram suas lembranças referentes ao ensino de história, quinze fizeram referências a datas comemorativas como principal lembrança sobre este ensino. Destacamos que essas lembranças foram principalmente referentes ao período da infância destes alunos.Downloads
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