IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Marcos Villela Pereira PUC/RS
  • Miriam Pires Corrêa de Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p370-389

Palavras-chave:

Bildung. Conhecimento. Experiência.

Resumo

Este artigo vincula-se a uma pesquisa de cunho exploratório, intitulada “Implicações da Prática na Formação de Professores” cujo objetivo é inventariar a produção  de conhecimento  sobre aspectos relativos  à formação (no sentido estrito da Bildung) no campo da formação de professores para educação superior. Nessa medida, inscreve-se entre aquelas que se propõem discutir o processo de formação ao longo da vida, considerando que a educação, em uma perspectiva humanista, não pode dispensar os aspectos éticos, estéticos e biográfico-construtivos que um projeto de tal envergadura comporta. A questão se coloca não apenas a partir dos distintos significados que a "formação ao longo da vida", conceito polissêmico e caudatário da Bildung, pode assumir atualmente, mas da produtividade percurso formativo da ordem da pragmática de si, destacando-se a necessidade de que se proceda a uma problematização dessa idéia à luz das práticas atuais da cultura, de modo a ponderar o dilema da demanda pela tradição e pela mudança.

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Biografia do Autor

Marcos Villela Pereira, PUC/RS

PPGE/ME

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Como Citar

VILLELA PEREIRA, Marcos; PIRES CORRÊA DE LACERDA, Miriam. IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 370–389, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2010v5n3p370-389. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2286. Acesso em: 25 nov. 2024.