IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p370-389Palavras-chave:
Bildung. Conhecimento. Experiência.Resumo
Este artigo vincula-se a uma pesquisa de cunho exploratório, intitulada “Implicações da Prática na Formação de Professores” cujo objetivo é inventariar a produção de conhecimento sobre aspectos relativos à formação (no sentido estrito da Bildung) no campo da formação de professores para educação superior. Nessa medida, inscreve-se entre aquelas que se propõem discutir o processo de formação ao longo da vida, considerando que a educação, em uma perspectiva humanista, não pode dispensar os aspectos éticos, estéticos e biográfico-construtivos que um projeto de tal envergadura comporta. A questão se coloca não apenas a partir dos distintos significados que a "formação ao longo da vida", conceito polissêmico e caudatário da Bildung, pode assumir atualmente, mas da produtividade percurso formativo da ordem da pragmática de si, destacando-se a necessidade de que se proceda a uma problematização dessa idéia à luz das práticas atuais da cultura, de modo a ponderar o dilema da demanda pela tradição e pela mudança.Downloads
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