UMA CÂMERA NA MÃO E UMA HISTÓRIA PARA LEMBRAR: A MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM VÍDEO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p478-490Palavras-chave:
Memória. História Oral. História da EducaçãoResumo
Este artigo apresenta criticamente uma proposta didática, realizada no ensino da disciplina História da Educação na FURB – Universidade Regional de Blumenau/SC. A abordagem cinge-se na discussão de memória e conceito de história, problematizadas no ensino da História de Educação, com o intuito de questionar a história linear. Por meio de entrevistas, foi possível ir além das discussões permeadas pelos livros. Através dos relatos de vida, permitiu-se compreender a História da Educação local a partir de um novo olhar e assim problematizar, questionar e compreender uma outra concepção de ‘História’ e, com uso da ‘história oral’, perceber as continuidades e descontinuidades na história da educação. Estas atividades pedagógicas representam novas possibilidades no ensino, em que uma ação pedagógica diferenciada contribuiu para novas concepções teóricas e compreensão de professores, alunos e acadêmicos enquanto sujeitos históricos.Downloads
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