UMA CÂMERA NA MÃO E UMA HISTÓRIA PARA LEMBRAR: A MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM VÍDEO

Autores

  • Carla Fernanda da Silva Furb

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p478-490

Palavras-chave:

Memória. História Oral. História da Educação

Resumo

Este artigo apresenta criticamente uma proposta didática, realizada no ensino da disciplina História da Educação na FURB – Universidade Regional de Blumenau/SC. A abordagem cinge-se na discussão de memória e conceito de história, problematizadas no ensino da História de Educação, com o intuito de questionar a história linear.  Por meio de entrevistas, foi possível ir além das discussões permeadas pelos livros. Através dos relatos de vida, permitiu-se compreender a História da Educação local a partir de um novo olhar e assim problematizar, questionar e compreender uma outra concepção de ‘História’ e, com uso da ‘história oral’, perceber as continuidades e descontinuidades na história da educação. Estas atividades pedagógicas representam novas possibilidades no ensino, em que uma ação pedagógica diferenciada contribuiu para novas concepções teóricas e compreensão de professores, alunos e acadêmicos enquanto sujeitos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Fernanda da Silva, Furb

PPGE/ME

Downloads

Como Citar

DA SILVA, Carla Fernanda. UMA CÂMERA NA MÃO E UMA HISTÓRIA PARA LEMBRAR: A MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM VÍDEO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 478–490, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2010v5n3p478-490. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2285. Acesso em: 25 nov. 2024.