“TEM QUE TER ORGANIZAÇÃO”. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p491-517Palavras-chave:
Planejamento educacional. Representações Sociais. Práticas escolares.Resumo
Este artigo resulta da dissertação de mestrado que teve como objeto de pesquisa a representação social de um grupo de professoras em formação de nível médio acerca do planejamento. Nesta pesquisa o planejamento é compreendido como uma temática que perpassa os diferentes espaços sociais e como prática social é composto, por um lado, de relações entre os sistemas econômicos, políticos e educacionais e, por outro, pela interdependência entre esses sistemas para realizar-se como atividade social. A pesquisa é discutida a partir de dados coletados em oficinas pedagógicas realizadas pela pesquisadora com um grupo de 22 alunas do curso de normal/magistério de uma escola de ensino médio da rede estadual de ensino do município de Timbó, SC. A representação social do grupo se materializa em quatro categorias de análise: organizacional, administrativa, pedagógica e política. Compreendendo que as representações sociais convencionalizam objetos, pessoas ou acontecimentos e os localizam em uma determinada categoria, é possível afirmar que, para este grupo, é nuclear o planejamento como um organizador da ação, ancorando a construção da escola como um espaço organizado e dos registros como modelo de organização.Downloads
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