A INSERÇÃO DA PESQUISA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p315-337Palavras-chave:
Ensino com pesquisa. Ensino Fundamental. Professor Pesquisador. Aluno Pesquisador.Resumo
RESUMO Investigamos a inserção da pesquisa nos processos de ensinar e aprender nas séries iniciais do ensino fundamental. Como alicerce teórico, fundamentamo-nos principalmente em Demo (2000; 2002; 2006), Lüdke (2001; 2009) e André (2001), que são autores brasileiros que se destacam nos estudos sobre pesquisa no contexto pedagógico. Compreendemos que já no Ensino Fundamental, por meio da pesquisa, podemos engatilhar um movimento que nos torna capazes de compreender a realidade, ampliando nossa capacidade de compreender fenômenos e produzir conhecimentos. A recolha de dados aconteceu em uma escola pública municipal de Blumenau na qual entrevistamos oito professores e aplicamos questionário a 93 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. Adentramos também no contexto ensino-aprendizagem de uma turma e fizemos observações em sala durante três semanas consecutivas. Como resultados encontramos professores e alunos despreparados e desprovidos de teoria e prática para realizar pesquisa. Identificamos que os professores e alunos não têm um conceito bem elaborado sobre o que seja pesquisar. Inferimos que para eles pesquisar seja simplesmente consultar materiais diversos, e estão se utilizando apenas de alguns procedimentos que integram a pesquisa. Por outro lado, constatamos que os professores destacam a importância de inserir a pesquisa no cotidiano escolar, mas não a realizam justificando o dispêndio de tempo que entendem ser necessário para realizá-la e reforçam o conteúdo transmitido como centralidade no processo de ensinar. Ressaltamos a importância de a formação inicial e continuada de professores contribuir no desenvolvimento de profissionais pesquisadores e reflexivos. O discurso atual centra-se na fusão entre teoria e prática na formação docente. A pesquisa, por envolver o pensar, a reflexão crítica, o fazer, o reconstruir constante é uma alternativa significativa para isso.
Palavras-Chave: Ensino com pesquisa. Ensino Fundamental. Professor Pesquisador. Aluno Pesquisador.
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