Editorial
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p314Resumo
Com satisfação tornamos público mais um número da Revista ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Organizado exclusivamente com textos submetidos à publicação pelas vias da demanda contínua, este número atenta para as discussões acerca dos processos de ensinar e aprender, sempre presentes no campo da educação.
A composição de um dossiê com esta temática não visa recuperar modismos saudosistas ou avaliar méritos e deméritos de determinadas práticas, em detrimento da reflexão crítica. Trata-se, ao contrário, de priorização de uma demanda visando melhor compreendê-la. Sempre que um debate vem à tona, há evidências de sua necessidade.
Por meio das pesquisas ora publicadas estão presentes, quer de modo direto ou indireto, os diversos agentes do processo educacional, em uma aparente busca de concepções adequadas para lidar com a realidade contemporânea. Concentrando-se em sua maioria na discussão de estratégias escolares, os artigos representam contribuição crítica acerca das disciplinas escolares e seu ensino; dos papéis desempenhados por professores, estudantes e pais; do lugar da prática na formação.
Em trânsito permanente entre forma e conteúdo, as reflexões atentam também para o que é, objetivamente, da envergadura deste periódico: impulsionar, por meio de estudo, debate e produção científica, a criação, divulgação do conhecimento específico e avanço da área da educação.
Outrossim, desejo a todos uma boa leitura.
Neide de Melo Aguiar Silva
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