O CONCEITO DE ARTE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Celso Kramer FURB
  • Fernanda Sasse FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p409-426

Palavras-chave:

arte, educação, estética, filosofia, ética.

Resumo

O presente artigo busca situar a importância da arte para a educação. O ponto de partida é a Grécia antiga, na qual arte e educação estavam unidas. A partir daí busca-se situar o contexto dos séculos XVII e XVIII de nossa era, quando ocorreu um distanciamento entre educação e arte. No modelo atual de educação verifica-se um predomínio da dimensão epistêmica (conhecimento) em detrimento das dimensões estética e ética do ser humano. Enquanto o modelo grego de educação envolvia todas as dimensões do homem, conhecimento (epistêmica), arte e beleza (estética), moral e política (ética), a educação do homem moderno constitui-se pelo privilégio de apenas uma das dimensões, a epistêmica, priorizando sua preparação como mão de obra para o mercado de trabalho. Nesse modelo de educação, o homem virou um produto para a sociedade. Em função disso o modelo atual de educação escolar está exclusivamente centrado na dimensão epistêmica. A educação deveria tratar de todas as dimensões para não manter o ser humano submisso a um regime de produção capitalista. A desqualificação da estética e da ética nos nossos modelos de educação escolar mudou o modo de ser do homem; de um modo de ser criativo, passou-se para um modelo de dominação, no qual o homem submete e é submetido. Segundo as principais bibliografias consultadas, a recolocação da dimensão estética na educação do ser humano re-totaliza o homem, abrindo-o também à dimensão ética.                     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Kramer, FURB

docente no PPGE/FURB

Fernanda Sasse, FURB

Acadêmica da FURB

Downloads

Publicado

2011-03-08

Como Citar

KRAMER, Celso; SASSE, Fernanda. O CONCEITO DE ARTE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 409–426, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2010v5n3p409-426. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2271. Acesso em: 25 nov. 2024.