O CONCEITO DE ARTE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p409-426Palavras-chave:
arte, educação, estética, filosofia, ética.Resumo
O presente artigo busca situar a importância da arte para a educação. O ponto de partida é a Grécia antiga, na qual arte e educação estavam unidas. A partir daí busca-se situar o contexto dos séculos XVII e XVIII de nossa era, quando ocorreu um distanciamento entre educação e arte. No modelo atual de educação verifica-se um predomínio da dimensão epistêmica (conhecimento) em detrimento das dimensões estética e ética do ser humano. Enquanto o modelo grego de educação envolvia todas as dimensões do homem, conhecimento (epistêmica), arte e beleza (estética), moral e política (ética), a educação do homem moderno constitui-se pelo privilégio de apenas uma das dimensões, a epistêmica, priorizando sua preparação como mão de obra para o mercado de trabalho. Nesse modelo de educação, o homem virou um produto para a sociedade. Em função disso o modelo atual de educação escolar está exclusivamente centrado na dimensão epistêmica. A educação deveria tratar de todas as dimensões para não manter o ser humano submisso a um regime de produção capitalista. A desqualificação da estética e da ética nos nossos modelos de educação escolar mudou o modo de ser do homem; de um modo de ser criativo, passou-se para um modelo de dominação, no qual o homem submete e é submetido. Segundo as principais bibliografias consultadas, a recolocação da dimensão estética na educação do ser humano re-totaliza o homem, abrindo-o também à dimensão ética.
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