GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UTOPIA E PODER
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p27-40Palavras-chave:
escola pública, gestão democrática, poder, cidadaniaResumo
Essa análise do poder no interior da escola pública procurou verificar através das práticas e do discurso dos envolvidos as ações de gestão autoritária ou democrática no cotidiano escolar. Assumimos a metodologia de ação participante, pois é o procedimento que melhor pode capturar a teia do poder. Nosso referencial teórico na obra de Michel Foucault apontou que o poder se encontra em toda parte, nos níveis micro e macro das relações individuais e sociais. Privilegiamos a figura do diretor, porque para ele convergem todas as manifestações do poder. Como conclusões, compreendemos que para dirigir uma escola que promova o projeto pedagógico é preciso que o diretor tenha em mente a importância vital da formação histórica do sujeito social competente e competitivo no domínio do conhecimento e na esfera da política como construção da cidadania.
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