GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UTOPIA E PODER

Autores

  • Martha Abrahão Saad Lucchesi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p27-40

Palavras-chave:

escola pública, gestão democrática, poder, cidadania

Resumo

Essa análise do poder no interior da escola pública procurou verificar através das práticas e do discurso dos envolvidos as ações de gestão autoritária ou democrática no cotidiano escolar. Assumimos a metodologia de ação participante, pois é o procedimento que melhor pode capturar a teia do poder. Nosso referencial teórico na obra de Michel Foucault apontou que o poder se encontra em toda parte, nos níveis micro e macro das relações individuais e sociais. Privilegiamos a figura do diretor, porque para ele convergem todas as manifestações do poder. Como conclusões, compreendemos que para dirigir uma escola que promova o projeto pedagógico é preciso que o diretor tenha em mente a importância vital da formação histórica do sujeito social competente e competitivo no domínio do conhecimento e na esfera da política como construção da cidadania.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Abrahão Saad Lucchesi, Universidade de São Paulo

Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo, Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Letras (PUC-Campinas), Pedagogia, e, também, advogada.Foi professora do Mestrado em Educação da Universidade Católica de SAntos e da PUCSP. Atualmente, é pesquisadora no Núcleo de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo.                                                                                     mgrlucchesi@uol.com.br

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

LUCCHESI, Martha Abrahão Saad. GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UTOPIA E PODER. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 27–40, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n1p27-40. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2245. Acesso em: 25 nov. 2024.