ANÁLISE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR (GESTAR) PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p41-68Palavras-chave:
Formação de professores, Prática pedagógica, GESTAR.Resumo
RESUMO: O artigo é uma investigação de natureza descritiva e qualitativa sobre a formação continuada de professores, sendo o objetivo deste trabalho explicitar o resultado de uma análise sobre o programa “Gestão de Aprendizagem Escolar (GESTAR)” e sua contribuição para a prática pedagógica de professores de 1ª a 4ª série. O campo empírico foi constituído por três escolas municipais de Teresina-PI. Os aportes teóricos que fundamentaram o estudo foram: Nóvoa (1995), Freire (1996), Tardif (2000), Sacristán (1995), Mendes Sobrinho (2006), dentre outros. A pesquisa apresenta resultados que enfatizam as principais contribuições que o programa GESTAR vem proporcionando à prática pedagógica das professoras do ensino fundamental, a saber: privilegia como locus de formação a escola onde as professoras atuam; propicia a indissociabilidade entre teoria e prática; considera os saberes dos quais as professoras são portadoras; considera a realidade vivenciada em cada escola, sendo que as professoras estão sempre refletindo sobre a teoria aplicada a sua ação diária, e propicia uma ressignificação da prática. Concluímos que os resultados do GESTAR são positivos e que a sua continuidade faz-se necessária para que as remanescentes concepções tradicionais e as práticas de ensino permeadas por paradigmas conservadores sejam gradualmente superadas.
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