ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS PARA RESOLVER UM PROBLEMA QUE EXPLORA A IDEIA DE EQUILÍBRIO

Autores

  • Rinaldo Cesar Beltrão Prefeitura da Cidade do Recife

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p447-462

Palavras-chave:

estratégias, aprendizagem, erro

Resumo

Essa pesquisa investiga as estratégias mobilizadas por alunos concluintes do Ensino Fundamental de escolas públicas de Pernambuco para resolverem um problema que explora a ideia de equilíbrio, utilizando a balança de dois pratos como recurso comparativo do termo igualdade e equilíbrio. O aporte teórico está fundamentado na Teoria da Análise de Erros, de acordo com Helena Cury. A pesquisa é um recorte de uma dissertação de mestrado em que se analisa a produção dos alunos ao resolver problemas algébricos de uma avaliação em larga escala aplicada anualmente pelo governo de Pernambuco. Os resultados apontam, entre outras coisas, a importância de uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem na perspectiva de superação da dicotomia estabelecida nas escolas entre o acerto e o erro, que pode levar ao estabelecimento de uma relação mais dialética entre esses dos pólos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-08

Como Citar

BELTRÃO, Rinaldo Cesar. ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS PARA RESOLVER UM PROBLEMA QUE EXPLORA A IDEIA DE EQUILÍBRIO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 447–462, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2010v5n3p447-462. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2165. Acesso em: 25 nov. 2024.