ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS PARA RESOLVER UM PROBLEMA QUE EXPLORA A IDEIA DE EQUILÍBRIO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p447-462Palavras-chave:
estratégias, aprendizagem, erroResumo
Essa pesquisa investiga as estratégias mobilizadas por alunos concluintes do Ensino Fundamental de escolas públicas de Pernambuco para resolverem um problema que explora a ideia de equilíbrio, utilizando a balança de dois pratos como recurso comparativo do termo igualdade e equilíbrio. O aporte teórico está fundamentado na Teoria da Análise de Erros, de acordo com Helena Cury. A pesquisa é um recorte de uma dissertação de mestrado em que se analisa a produção dos alunos ao resolver problemas algébricos de uma avaliação em larga escala aplicada anualmente pelo governo de Pernambuco. Os resultados apontam, entre outras coisas, a importância de uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem na perspectiva de superação da dicotomia estabelecida nas escolas entre o acerto e o erro, que pode levar ao estabelecimento de uma relação mais dialética entre esses dos pólos.Downloads
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