AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES DA 3ª E 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p390-408Palavras-chave:
educação matemática, atitudes, ensinoResumo
A matemática exerce um relevante papel na vida humana. Frente a isso, o presente trabalho teve como objetivos investigar as atitudes dos alunos em relação à Matemática escolar, bem como pontuar algumas ideias a respeito da prática pedagógica do professor que possam aproximar os alunos desta ciência. Realizou-se uma pesquisa de campo com 305 alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental e com 46 alunos de um curso de Pedagogia na cidade de Bauru/SP. O instrumento utilizado foi uma escala de atitudes validada estatisticamente. Os resultados apontaram que as crianças e os estudantes iniciantes de Pedagogia possuem atitudes mais positivas do que negativas e que apresentar uma matemática mais prazerosa é condição para aproximar os estudantes desta disciplina.
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