AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES DA 3ª E 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA

Autores

  • Graziella Ribeiro Soares Moura Iesb, Usc, Fatec

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p390-408

Palavras-chave:

educação matemática, atitudes, ensino

Resumo

A matemática exerce um relevante papel na vida humana. Frente a isso, o presente trabalho teve como objetivos investigar as atitudes dos alunos em relação à Matemática escolar, bem como pontuar algumas ideias a respeito da prática pedagógica do professor que possam aproximar os alunos desta ciência. Realizou-se uma pesquisa de campo com 305 alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental e com 46 alunos de um curso de Pedagogia na cidade de Bauru/SP. O instrumento utilizado foi uma escala de atitudes validada estatisticamente. Os resultados apontaram que as crianças e os estudantes iniciantes de Pedagogia possuem atitudes mais positivas do que negativas e que apresentar uma matemática mais prazerosa é condição para aproximar os estudantes desta disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziella Ribeiro Soares Moura, Iesb, Usc, Fatec

Pedagoga, mestre em Educação para a Ciência (Unesp/Bauru e doutora em Educação Especial (UFSCar). Áreas: educação em ciências, gestão e educação ambiental, educação matemática, educação especial, neurociência e aprendizagem e metodologia científica.

Downloads

Publicado

2011-03-08

Como Citar

SOARES MOURA, Graziella Ribeiro. AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES DA 3ª E 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 390–408, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2010v5n3p390-408. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2139. Acesso em: 25 nov. 2024.