O PASSADO E O PRESENTE DO ELEMENTO “RESPEITO” NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “BOM ALUNO” DE PROFESSORAS

Autores

  • Andreza Maria Lima Universidade Federal de Pernambuco/Prefeitura da cidade do Recife
  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p175-197

Palavras-chave:

“bom aluno”, representações sociais, professoras.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa desenvolvida no curso de pós-graduação em Educação da UFPE e analisa o conteúdo geral das representações sociais do “bom aluno” de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Recife/PE. O referencial teórico-metodológico foi a Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central. Participaram vinte professoras. A entrevista semi-estruturada foi utilizada como procedimento de coleta. Para análise tomamos como suporte a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial. Nossos resultados destacam o “bom aluno” como “respeitador”. As docentes revelam que estão se apropriando das discussões da literatura educacional recente ao apontarem que buscam fomentar a construção de uma relação entre autoridade e liberdade fundada no respeito mútuo. Porém, não podemos descartar a possibilidade do “respeito” pautado no autoritarismo do professor compor as representações sociais do “bom aluno” de subgrupos ou constituir aspectos da “zona muda” dessas representações.  Os resultados  sugerem  novos estudos que  venham a aprofundar nossos achados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Maria Lima, Universidade Federal de Pernambuco/Prefeitura da cidade do Recife

Possui graduação em Pedagogia (2006) e Mestrado em Educação (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora da Rede Municipal de Ensino do Recife-PE. 

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e  Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e representações sociais.

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

LIMA, Andreza Maria; MACHADO, Laêda Bezerra. O PASSADO E O PRESENTE DO ELEMENTO “RESPEITO” NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “BOM ALUNO” DE PROFESSORAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 175–197, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n1p175-197. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2128. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas