CICLOS DE APRENDIZAGEM NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Rosimere Almeida Aniceto UFPE
  • Laêda Bezerra Machado UFPE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p463-477

Palavras-chave:

ciclos de aprendizagem, representações sociais, mães.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de ciclos de aprendizagem de mães de alunos da rede pública municipal de Recife-PE. Entrevistamos 10 mães de alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato. Para a análise das entrevistas seguimos a orientação de Bardin (1977). Nossa interpretação permite inferir que as interações desse grupo de mães com os ciclos de aprendizagem não foram relevantes o suficiente para que deles construíssem representações sociais. Os resultados sinalizam a necessidade de um maior entrosamento entre a escola e a comunidade usuária conhecimento e envolvimento de todos os atores sociais a fim de garantir o êxito da proposta educativa. A investigação junto a essas mães nos ajudou a compreender várias facetas que se articulam às representações sociais de escola e suas possibilidades.  Depreendemos  que as famílias estão muito próximas da instituição, mesmo que constantemente sejam tidas como ausentes. O estudo constitui-se, como um chamado para que escola enxergue melhor as famílias de camadas populares, muitas vezes tomadas como responsáveis diretas pelo insucesso escolar dos filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimere Almeida Aniceto, UFPE

Aluna Concluinte do Curso de Pedagogia - Centro de Educação – UFPE.

Laêda Bezerra Machado, UFPE

Doutora em Educação. É professora do Departamento de Administração e Planejamento Escolar do Centro de Educação (UFPE) e pesquisadora do Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós Graduação em Educação email: laeda01@gmail.com Recie-PE

Downloads

Publicado

2011-03-08

Como Citar

ANICETO, Rosimere Almeida; MACHADO, Laêda Bezerra. CICLOS DE APRENDIZAGEM NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 463–477, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2010v5n3p463-477. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2125. Acesso em: 25 nov. 2024.