CICLOS DE APRENDIZAGEM NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n3p463-477Palavras-chave:
ciclos de aprendizagem, representações sociais, mães.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de ciclos de aprendizagem de mães de alunos da rede pública municipal de Recife-PE. Entrevistamos 10 mães de alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato. Para a análise das entrevistas seguimos a orientação de Bardin (1977). Nossa interpretação permite inferir que as interações desse grupo de mães com os ciclos de aprendizagem não foram relevantes o suficiente para que deles construíssem representações sociais. Os resultados sinalizam a necessidade de um maior entrosamento entre a escola e a comunidade usuária conhecimento e envolvimento de todos os atores sociais a fim de garantir o êxito da proposta educativa. A investigação junto a essas mães nos ajudou a compreender várias facetas que se articulam às representações sociais de escola e suas possibilidades. Depreendemos que as famílias estão muito próximas da instituição, mesmo que constantemente sejam tidas como ausentes. O estudo constitui-se, como um chamado para que escola enxergue melhor as famílias de camadas populares, muitas vezes tomadas como responsáveis diretas pelo insucesso escolar dos filhos.
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