TEORIA DO CAPITAL HUMANO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E CATARINENSE

Autores

  • Leticia Carneiro Aguiar universidade do sul de santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p2-26

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento, Política Educacional, Teoria do Capital Humano

Resumo

O artigo analisa os referenciais teóricos da política educacional brasileira na década de 1960, relacionando-os com os referenciais adotados pela mesma na atualidade. Intenciona demonstrar como algumas configurações estabelecidas para a educação naquela década ainda constituem um legado educacional que persiste nas políticas educacionais dos anos de 1990. Se, por um lado, na prática, o mundo sofreu transformações significativas, por outro lado, no campo das teorias o mesmo não se verifica com igual intensidade. Novamente há uma recuperação do raciocínio economicista para justificar os ajustes e reformas que atingem as políticas públicas. Mantêm-se matrizes teóricas que reforçam as noções de desenvolvimento como progresso, aliado ao investimento em recursos humanos, e o binômio educação e desenvolvimento continua sendo colocado na centralidade das políticas educativas.

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Biografia do Autor

Leticia Carneiro Aguiar, universidade do sul de santa catarina

Doutora em Educação/UFSC; professora permanente do PPGE/Mestrado da UNISUL; pesquisa temas relacionados às políticas públicas (educação, formação de professores)

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Publicado

2012-04-30

Como Citar

AGUIAR, Leticia Carneiro. TEORIA DO CAPITAL HUMANO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E CATARINENSE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2–26, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n1p2-26. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2102. Acesso em: 25 nov. 2024.