OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Solange Beatriz Billig Garces UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta
  • Sirlei Lourdes Lauxen UNICRUZ- Universidade de Cruz Alta
  • Fabiana Ritter Antunes UFSM-Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p198-227

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Educação Física, Desenvolvimento Profissional.

Resumo

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->

O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos alunos e professores do Curso de Educação Física da UNICRUZ sobre saberes docentes.Utilizou-se questionário adaptado de Garces, Centofante e Munaretto(2006). Analisou-se os dados  de forma descritivo-interpretativa. A amostra foi de oito professores do Curso e vinte e quatro acadêmicos do 5º e 6º semestre. Os resultados mostraram que os acadêmicos, embora não apresentem uma percepção sobre a organização “didática” dos saberes, apresentam e constroem saberes em sua prática. Os professores mostram sua percepção sobre a construção dos saberes e acreditam que a formação continuada  é imprescindível para a (re)construção destes, sendo essencial na práxis diária. Não apresentam tempo para fazer a reflexão sobre suas ações pedagógicas e discussão sobre os saberes docentes, o que se reflete de forma negativa no seu desenvolvimento profissional e nos alunos, sendo necessária a construção de uma coletividade mais reflexiva no Curso estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Beatriz Billig Garces, UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta

Profª M.Sc. do Centro de Ciências da Saúde e do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ. Licenciada em educação Física, Especialista em Educação, Mestre em Ciências do Movimento e Doutoranda em Ciências Sociais

 

Sirlei Lourdes Lauxen, UNICRUZ- Universidade de Cruz Alta

Profª Dr. do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ.Licenciada em Educação, Mestre em Educação e Doutora em Educação.

Fabiana Ritter Antunes, UFSM-Universidade Federal de Santa Maria

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} --> Licenciada em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta-UNICRUZ  e pós-graduanda em Educação pela UFSM.

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

BILLIG GARCES, Solange Beatriz; LAUXEN, Sirlei Lourdes; ANTUNES, Fabiana Ritter. OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 198–227, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n1p198-227. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1874. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas