OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p198-227Palavras-chave:
Saberes Docentes, Educação Física, Desenvolvimento Profissional.Resumo
<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos alunos e professores do Curso de Educação Física da UNICRUZ sobre saberes docentes.Utilizou-se questionário adaptado de Garces, Centofante e Munaretto(2006). Analisou-se os dados de forma descritivo-interpretativa. A amostra foi de oito professores do Curso e vinte e quatro acadêmicos do 5º e 6º semestre. Os resultados mostraram que os acadêmicos, embora não apresentem uma percepção sobre a organização “didática” dos saberes, apresentam e constroem saberes em sua prática. Os professores mostram sua percepção sobre a construção dos saberes e acreditam que a formação continuada é imprescindível para a (re)construção destes, sendo essencial na práxis diária. Não apresentam tempo para fazer a reflexão sobre suas ações pedagógicas e discussão sobre os saberes docentes, o que se reflete de forma negativa no seu desenvolvimento profissional e nos alunos, sendo necessária a construção de uma coletividade mais reflexiva no Curso estudado.
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