DESCENTRALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E DIRECIONAMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Saulo Guimarães Farias UNESA-RJ

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n1p122-142

Palavras-chave:

DESCENTRALIZAÇÃO - NEOLIBERALISMO – EDUCAÇÃO – POLÍTICAS PÚBLICAS

Resumo

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O presente artigo traz uma breve análise sobre o processo de descentralização das políticas públicas brasileiras apoiadas no âmbito da reforma neoliberal implementada pelo governo no período pós ditadura militar. Analisa as intervenções dos organismos internacionais pressionando o governo brasileiro a seguir um planejamento estratégico capitalista na formulação de suas políticas sociais. Também discute a criação e efetividade dos conselhos municipais de educação como agentes de participação social na esfera política e sua funcionalidade nas decisões e deliberações nas políticas públicas municipais aprofundando uma discussão conceitual e teórica sobre a real profundidade da democracia na sociedade como forma de se atender as demandas sociais, apontando as estruturas conselhistas, como instrumentos viáveis de se implementar uma democracia mais participativa e verdadeira. 

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Biografia do Autor

Saulo Guimarães Farias, UNESA-RJ

GRADUADO EM GEOGRAFIA NPELA UERJ, MESTRANDO EM EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORANEA PELA UNESA, LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO, TÍTULO DA TESE: GESTÃO AMBIENTAL DESCENTRALIZADA E PARTICIPATIVA: UM ESTUDO SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE RIO DAS OSTRAS-RJ, PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL E PARTICULAR DO RIO DE JANEIRO

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Publicado

2012-04-30

Como Citar

FARIAS, Saulo Guimarães. DESCENTRALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E DIRECIONAMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 122–142, 2012. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n1p122-142. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1815. Acesso em: 25 nov. 2024.