SIMBIOSE: PRÉ-SUPOSTO PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA

Autores

  • Roque Strieder
  • Cleidiana Watte

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n1p122-140

Resumo

O presente artigo visa trazer para o debate perspectivas diferentes das usuais, fundamentando o processo humanizador. A concepção de uma evolução da vida e dos próprios seres humanos, tendo como base a colaboração, desmonta muito do que considerávamos saber. Revelar como a condição de humanização, a condição de sobrevivência da espécie se fundamenta na colaboração e na ajuda mútua e o leque de implicações humanas, envolvidas na discussão colaborativa, exige muita honestidade, mas também, cautela para não alimentar mais uma vez falsas expectativas. Cabe olhar a trajetória evolutiva da humanidade como trajetória que, durante milhões de anos, manteve a aglutinação de gens em grupos cooperativos. Apostamos na educação como sendo uma das portas imprescindíveis para uma humanidade mais sensível, mais colaboradora, mais participativa e mais atenciosa para com o outro. E isso só terá sentido se comprometido com o bem-viver-com-os-outros, assegurado também no espaço da educação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

STRIEDER, Roque; WATTE, Cleidiana. SIMBIOSE: PRÉ-SUPOSTO PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 122–140, 2009. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n1p122-140. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1450. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos