EDUCAÇÃO FÍSICA E CISÃO CORPO/MENTE: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Autores

  • Fabio Zoboli

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n1p72-88

Resumo

Neste texto apresento a educação física como uma instituição atrelada à conjuntos estruturais sociais de poder que se entrecruzam, se complementam e se sustentam. Neste sentido a educação física é historicamente trazida ao texto como um conjunto de mecanismos de sujeição que sustentam a visão de ser humano a partir da cisão corpo/mente. Assim a cisão do ser humano em corpo/mente é compreendida como sendo uma tecnologia historicamente usada para “governamentalizar” sujeitos, tecnologia esta que tem na educação física um lócus fértil de (re)produção e sustentação.

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Como Citar

ZOBOLI, Fabio. EDUCAÇÃO FÍSICA E CISÃO CORPO/MENTE: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 72–88, 2009. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n1p72-88. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1448. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos