“FORMAÇÃO DO SUJEITO AUTÔNOMO”: UM JEITO DE OLHAR A ESCOLA NA SOCIEDADE DE CONTROLE

Autores

  • Viviane Grimm
  • Gicele Maria Cervi FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n1p53-71

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo cujo propósito foi pesquisar o conceito de autonomia dentro de uma instituição específica: a escola moderna. Buscou-se compreender que relações de poder-saber permitem a criação e circulação da formação do sujeito autônomo. À luz das ferramentas metodológicas fornecidas por Michael Foucault, a genealogia e a arqueologia, as seguintes questões guiaram esta pesquisa: a preocupação com a formação do sujeito autônomo está presente na fala das acadêmicas e dos professores do curso de Pedagogia? Como esse conceito aparece nos documentos oficiais da educação básica brasileira? Buscando compreender estas questões, inicialmente mapearam-se os modos como o discurso de autonomia aparece na escola moderna a partir da análise em alguns teóricos e nos principais documentos oficiais que norteiam a educação básica em nosso país. Também, mapearam-se os dizeres das acadêmicas e dos professores do curso de Pedagogia através de uma entrevista. Os dados analisados mostram que na Sociedade de Controle, a formação do sujeito autônomo aparece para a escola como uma exigência. Nesse sentido, duas questões são problematizadas na formação do sujeito autônomo: em que medida autonomia é uma técnica de governo, isto é, uma estratégia para gerir a vida dos sujeitos? Por outro lado, onde há poder há resistências, portanto, em que medida a formação do sujeito autônomo pode ser uma possibilidade de resistência ativa?

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Como Citar

GRIMM, Viviane; CERVI, Gicele Maria. “FORMAÇÃO DO SUJEITO AUTÔNOMO”: UM JEITO DE OLHAR A ESCOLA NA SOCIEDADE DE CONTROLE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 53–71, 2009. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n1p53-71. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1447. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos