“PALAVRAS DE PEDAGOGO” OU ESCRITA-ESPELHO: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DE ESCRITA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autores

  • Lucelena Ferreira PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n1p36-52

Resumo

A pesquisa apresentada neste artigo tem como objetivo buscar indícios das representações e práticas de escrita de estudantes de Pedagogia de uma universidade privada do Rio de Janeiro. A abordagem de representações utilizada tomou por base os trabalhos de Roger Chartier, na perspectiva da História Cultural, que as identifica como esquemas construídos de classificação e julgamento que organizam a apreensão do mundo, sendo sempre determinadas pelos interesses dos grupos que as geram. Os fenômenos educacionais foram observados com o apoio de conceitos e estratégias do campo antropológico. Para isto, foi realizado um trabalho de campo etnográfico, com observação participante em uma disciplina semi-presencial e entrevistas com estudantes. A análise dos dados centrou-se no reconhecimento de diferenças de significados atribuídos pelos alunos a duas categorias nativas: escrita ‘acadêmica’ e escrita ‘pessoal’.

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Como Citar

FERREIRA, Lucelena. “PALAVRAS DE PEDAGOGO” OU ESCRITA-ESPELHO: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DE ESCRITA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 36–52, 2009. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n1p36-52. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1446. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos