CONDIÇÕES DE EXERCÍCIO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NA ESCOLA

Autores

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna USP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n1p2-17

Resumo

Este artigo propõe discussão sobre aspectos das condições objetivas de trabalho dos professores, no que diz respeito às relações estabelecidas pelos docentes com seus alunos. As análises realizadas partem de compreensão da escola como produtora de cultura específica e da prática docente como expressão dessa cultura. O argumento sustentado aqui é o de que para se compreender as práticas docentes, faz-se necessário percebê-las inseridas na cultura escolar e seus modos de socialização, que são históricos, além da análise das condições objetivas de sua efetivação.

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Como Citar

DE OLIVEIRA PENNA, Marieta Gouvêa. CONDIÇÕES DE EXERCÍCIO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NA ESCOLA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 2–17, 2009. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n1p2-17. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1444. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos