EU NÃO SEI O QUE FAZER: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ARTES VISUAIS E EDUCANDOS CEGOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n3p500-520Palavras-chave:
Educação inclusiva. Educandos cegos. Artes visuais.Resumo
Realizada com o objetivo de analisar a prática pedagógica de artes visuais dos arte-educadores em turmas onde estudam educandos cegos, a pesquisa aqui apresentada teve como sujeitos um educando cego, uma educanda cega e duas arte-educadoras de duas escolas públicas municipais de Blumenau, SC. Para a coleta de dados, utilizamos como instrumentos entrevistas e observações das aulas de artes. Fizemos a análise dos dados com base nos estudos de Mittler (2003), Vigotsky (1997), Beyer (2006), Ballestero-Alvarez (2003) e Puccetti (2005). A análise revelou que poucas vezes os educandos participaram das aulas de artes. Compreendemos a criança cega como ser capaz de incluir-se e de ser incluído e que a Arte está além das diferenças, que a Arte está presente na vida de “todas” as pessoas como forma de expressão, exercício de sensibilidade e conhecimento, retratando a cultura do povo desde as primeiras manifestações comunicativas e históricas do homem.
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Educação inclusiva. Educandos cegos. Artes visuais.
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