INCLUSÃO ESCOLAR E OS DIZERES DE ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Ana Paula Fischer Hort
  • Julianne Fischer

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n3p442-459

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Alunos com e sem deficiência. Convivência.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou compreender, por meio dos dizeres dos alunos egressos do ano letivo de 2003 da turma de 4ª série do Ensino Fundamental, o processo de inclusão escolar dos mesmos. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como sujeitos sete (7) alunos egressos da referida turma. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2007, utilizando como instrumento uma entrevista semi-estruturada. Os dados analisados sugeriram que, durante a permanência na escola enfocada, todos os alunos participantes da pesquisa se sentiram incluídos e que, nas demais escolas que freqüentaram, antes e após à escola pesquisada, alguns se sentiram excluídos. A visão dos ex-alunos permitiu entender que, durante a permanência na Escola F, cada um deles aprendeu, por meio da relação e do convívio com outros humanos, a ser humano que acolhe e que é acolhido, humano que respeita e é respeitado e que todos apresentavam condições de inclusão na rede regular de ensino.

 

Palavras-chave: Inclusão escolar. Alunos com e sem deficiência. Convivência.

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Como Citar

FISCHER HORT, Ana Paula; FISCHER, Julianne. INCLUSÃO ESCOLAR E OS DIZERES DE ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 442–459, 1993. DOI: 10.7867/1809-0354.2008v3n3p442-459. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1227. Acesso em: 25 nov. 2024.