CARTOGRAFIA DE UM NOVO OLHAR... SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE SUJEITOS COM AUTISMO E PSICOSE INFANTIL

Autores

  • Carla K. Vasques

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n3p428-441

Resumo

O presente trabalho tem por tema a escolarização de sujeitos com autismo e psicose infantil. Trata-se de um estudo teórico, com base no conhecimento acadêmico-científico, dissertações e teses, produzido nos programas de pós-graduação brasileiros. Dentre os aspectos privilegiados, busca-se conhecer as diversas áreas envolvidas, as temáticas investigadas e, sobretudo, o lugar conferido ao atendimento educacional. Como filtros de leitura têm-se as proposições da educação inclusiva, em diálogo com a psicanálise freudo-lacaniana e a filosofia. A proposição é a de que a pergunta sobre a escolarização encontra-se relacionada à resposta que oferecemos à questão sobre quem são as crianças com autismo e psicose infantil. Ao conceber a condição de ser aluno como dependente de nossas leituras, professores e escolas responsabilizam-se por suas escolhas. Trata-se de uma aposta que demanda não uma técnica, mas uma posição ética frente ao outro.

Palavras-chave:

 

autismo; psicose infantil; escolarização.

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Como Citar

VASQUES, Carla K. CARTOGRAFIA DE UM NOVO OLHAR... SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE SUJEITOS COM AUTISMO E PSICOSE INFANTIL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 428–441, 1993. DOI: 10.7867/1809-0354.2008v3n3p428-441. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1226. Acesso em: 25 nov. 2024.