CARTOGRAFIA DE UM NOVO OLHAR... SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE SUJEITOS COM AUTISMO E PSICOSE INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n3p428-441Resumo
O presente trabalho tem por tema a escolarização de sujeitos com autismo e psicose infantil. Trata-se de um estudo teórico, com base no conhecimento acadêmico-científico, dissertações e teses, produzido nos programas de pós-graduação brasileiros. Dentre os aspectos privilegiados, busca-se conhecer as diversas áreas envolvidas, as temáticas investigadas e, sobretudo, o lugar conferido ao atendimento educacional. Como filtros de leitura têm-se as proposições da educação inclusiva, em diálogo com a psicanálise freudo-lacaniana e a filosofia. A proposição é a de que a pergunta sobre a escolarização encontra-se relacionada à resposta que oferecemos à questão sobre quem são as crianças com autismo e psicose infantil. Ao conceber a condição de ser aluno como dependente de nossas leituras, professores e escolas responsabilizam-se por suas escolhas. Trata-se de uma aposta que demanda não uma técnica, mas uma posição ética frente ao outro.
Palavras-chave:
autismo; psicose infantil; escolarização.
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