NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS CICLOS DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e12139

Palavras-chave:

Ciclos de aprendizagem, Alfabetização e letramento, Narraticas docentes, Formação de professores/as

Resumo

O texto discute a organização do ensino em ciclos de aprendizagem. Toma por base as narrativas de três professoras alfabetizadoras e tem o objetivo de compreender suas percepções sobre o modo de organização do ensino em ciclos e a relação estabelecida no processo de alfabetização e letramento. Constatou-se, no estudo, um certo desconhecimento das professoras no que diz respeito à organização em ciclos, tomada, muitas vezes, como apenas uma nova nomenclatura. No que diz respeito à alfabetização e ao letramento, grosso modo, elas estão alinhadas com a literatura da área, trazendo exemplos de suas vivências para a discussão e apresentando os avanços percebidos ao longo dos anos.

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Biografia do Autor

Gleyce Alves de Oliveira Lima, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Professor da Universidade Federal da Paraíba, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS/UFPB).

Joanderson de Oliveira Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação da Paraíba - HMEPB - (CCAE/UFPB/CNPq). Atualmente é professor da Faculdade Três Marias (FTM).

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA LIMA, Gleyce; DOS REIS MIRANDA, Joseval; DE OLIVEIRA GOMES, Joanderson. NARRATIVAS DE PROFESSORAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS CICLOS DE APRENDIZAGEM . Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e12139, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e12139. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/12139. Acesso em: 5 dez. 2025.