A ANÁLISE TEMÁTICA COMO METODOLOGIA NA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574

Palavras-chave:

Análise de conteúdo. Dialética. Hermenêutica.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos a análise temática como procedimento analítico alternativo na pesquisa qualitativa. Apresentamos uma discussão sobre as diferentes formas de análise, com foco nas análises de conteúdo e do discurso, para sinalizar as diferenças com a análise temática. A partir de uma aplicação na pesquisa em educação em ciências, mostramos que esta alternativa não predispõe nenhuma teoria subjacente, e por isso não inclui nenhum viés na pesquisa, desde a produção dos dados. Assim, tal metodologia de análise pode ser utilizada em pesquisas da área da educação e do ensino, sem vinculação necessária a uma determinada corrente teórica, e pode ser trabalhada para alcançar resultados gerais, podendo ser posteriormente, se assim desejado, avaliados sob diferentes referenciais teóricos. Isto apresenta uma novidade em relação às metodologias de análise disponíveis, considerando que estas estão fortemente associadas a um arcabouço teórico próprio. Por esse motivo, defendemos sua aplicação de forma mais ampla para as áreas da educação e do ensino, para além da área da psicologia e da saúde, onde a mesma já é trabalhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liane Serra da Rosa, Escola Cidade de Rio Grande - CAIC Secretaria Municipal da Educação Rio Grande RS

Licenciada em Ciências Biológicas (UCPel/2005), Mestre (2015) e Doutora (2019) em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atua como professora de Ciências nas Séries Finais do Ensino Fundamental no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC/FURG. Atua especialmente na pesquisa nas áreas de formação de professores e inovações pedagógicas.

Luiz Fernando Mackedanz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Instituto de Matemática, Estatística e Física Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Física (UFPel/2000), Mestre em Física (UFRGS/2003) e Doutor em Ciências (UFRGS/2008), é Professor Associado do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, com trabalhos relacionados às inovações pedagógicas no Ensino de Ciências, formação e professores e estratégias de mensuração de níveis de alfabetização científica.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

ROSA, Liane Serra da; MACKEDANZ, Luiz Fernando. A ANÁLISE TEMÁTICA COMO METODOLOGIA NA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8574, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8574. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8574. Acesso em: 22 dez. 2024.