A ANÁLISE TEMÁTICA COMO METODOLOGIA NA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574Palavras-chave:
Análise de conteúdo. Dialética. Hermenêutica.Resumo
Neste trabalho, apresentamos a análise temática como procedimento analítico alternativo na pesquisa qualitativa. Apresentamos uma discussão sobre as diferentes formas de análise, com foco nas análises de conteúdo e do discurso, para sinalizar as diferenças com a análise temática. A partir de uma aplicação na pesquisa em educação em ciências, mostramos que esta alternativa não predispõe nenhuma teoria subjacente, e por isso não inclui nenhum viés na pesquisa, desde a produção dos dados. Assim, tal metodologia de análise pode ser utilizada em pesquisas da área da educação e do ensino, sem vinculação necessária a uma determinada corrente teórica, e pode ser trabalhada para alcançar resultados gerais, podendo ser posteriormente, se assim desejado, avaliados sob diferentes referenciais teóricos. Isto apresenta uma novidade em relação às metodologias de análise disponíveis, considerando que estas estão fortemente associadas a um arcabouço teórico próprio. Por esse motivo, defendemos sua aplicação de forma mais ampla para as áreas da educação e do ensino, para além da área da psicologia e da saúde, onde a mesma já é trabalhada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.