NOTAS PARA PENSAR O ENSINO DA DIDÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA:
UM CASO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11935Palavras-chave:
Didática, Professor formador, Formação de professoresResumo
O professor formador é figura axial no contexto dos cursos de formação docente. O presente artigo buscou relatar um caso de ensino, com a disciplina Didática, em uma instituição federal situada no Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2022. O percurso metodológico contou com 16 encontros e uma duração média de três horas. Os principais tópicos presentes no processo formativo foram: a constituição do campo da Didática; as relações da disciplina com os campos do Currículo e da Avaliação; a base de conhecimentos para a docência e o raciocínio pedagógico do professor; e, o ato de planejar como distintivo profissional da ação docente. Sugere-se novos estudos que ampliem o escopo da vivência aqui relatada.
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AUTOR. 2019
AUTOR. 2024
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