NOTAS PARA PENSAR O ENSINO DA DIDÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA:

UM CASO DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11935

Palavras-chave:

Didática, Professor formador, Formação de professores

Resumo

O professor formador é figura axial no contexto dos cursos de formação docente. O presente artigo buscou relatar um caso de ensino, com a disciplina Didática, em uma instituição federal situada no Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2022. O percurso metodológico contou com 16 encontros e uma duração média de três horas. Os principais tópicos presentes no processo formativo foram: a constituição do campo da Didática; as relações da disciplina com os campos do Currículo e da Avaliação; a base de conhecimentos para a docência e o raciocínio pedagógico do professor; e, o ato de planejar como distintivo profissional da ação docente. Sugere-se novos estudos que ampliem o escopo da vivência aqui relatada.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp UERJ). Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alan Camargo Silva, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Doutor em Saúde Coletiva no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc/UFRJ). Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC/CBCE).

 

 

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 

Referências

AUTOR. 2019

AUTOR. 2024

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

ZUBCICH CAIADO DE CASTRO, Pedro Henrique; CAMARGO SILVA, Alan; BARRETO DA CRUZ, Giseli. NOTAS PARA PENSAR O ENSINO DA DIDÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA:: UM CASO DE ENSINO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11935, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11935. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11935. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas