RUBEM ALVES E A INTERDISCIPLINARIDADE: PROBLEMATIZAÇÕES E PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA LEITURA DE “POR UMA EDUCAÇÃO ROMÂNTICA”
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n4p1201Palavras-chave:
interdisciplinaridade, Rubem Alves, educação, Por uma educação românticaResumo
Este artigo aborda o pensamento de Rubem Alves a partir de uma leitura de "Por uma educação Romântica", verificando como o intelectual mineiro articula a relação entre conhecimento e vida em suas reflexões, tendo como pano de fundo a discussão sobre interdisciplinaridade. Por meio de uma exploração bibliográfica, o texto apresenta os aspectos centrais do pensamento de Rubem Alves acerca da educação, seguindo de algumas considerações sobre a interdisciplinaridade. O texto se concentra em uma análise sobre o livro "Por uma educação romântica", seu contexto e conteúdo. A partir dessa abordagem, elabora algumas considerações sobre a interdisciplinaridade enquanto possibilidade e desafio para o mundo contemporâneo. O artigo conclui que o pensamento de Rubem Alves sobre educação é interdisciplinar desde seus primórdios e que é uma contribuição inovadora e imprescindível para a reflexão sobre educação e interdisciplinaridade na contemporaneidade.Downloads
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