RUBEM ALVES E A INTERDISCIPLINARIDADE: PROBLEMATIZAÇÕES E PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA LEITURA DE “POR UMA EDUCAÇÃO ROMÂNTICA”

Autores

  • Iuri Andréas Reblin Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n4p1201

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, Rubem Alves, educação, Por uma educação romântica

Resumo

Este artigo aborda o pensamento de Rubem Alves a partir de uma leitura de "Por uma educação Romântica", verificando como o intelectual mineiro articula a relação entre conhecimento e vida em suas reflexões, tendo como pano de fundo a discussão sobre interdisciplinaridade. Por meio de uma exploração bibliográfica, o texto apresenta os aspectos centrais do pensamento de Rubem Alves acerca da educação, seguindo de algumas considerações sobre a interdisciplinaridade. O texto se concentra em uma análise sobre o livro "Por uma educação romântica", seu contexto e conteúdo. A partir dessa abordagem, elabora algumas considerações sobre a interdisciplinaridade enquanto possibilidade e desafio para o mundo contemporâneo. O artigo conclui que o pensamento de Rubem Alves sobre educação é interdisciplinar desde seus primórdios e que é uma contribuição inovadora e imprescindível para a reflexão sobre educação e interdisciplinaridade na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Andréas Reblin, Faculdades EST

O autor é Doutor em Teologia pela Faculdades EST (Escola Superior de Teologia), em São Leopoldo, RS, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Atua sobretudo na interdisciplinaridade entre teologia, educação, sociologia e antropologia. Aborda temas especialmente em Rubem Alves, teologia, religião, histórias em quadrinhos.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

REBLIN, Iuri Andréas. RUBEM ALVES E A INTERDISCIPLINARIDADE: PROBLEMATIZAÇÕES E PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA LEITURA DE “POR UMA EDUCAÇÃO ROMÂNTICA”. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 1201, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n4p1201. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1179. Acesso em: 25 nov. 2024.