CONTRIBUIÇÕES INTERACIONISTAS A UM PENSAR SOBRE A DEFICIÊNCIA

Autores

  • Gustavo Martins Piccolo Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n4p1178

Palavras-chave:

Deficiência, Interacionismo, Goffman, Becker.

Resumo

Apresentamos neste artigo, arquitetado mediante processo de revisão literária, as contribuições que o pensar interacionista pode fornecer no que tange a consecução de um pensar sociológico sobre a deficiência. Para tanto, como primeiro ato, adentramos ao universo formativo da Escola de Chicago, berço do interacionismo, tecendo considerações acerca do conceito de desvio, pedra de toque em toda literatura ali desenvolvida. Como segundo ato, nos apropriamos das questões candentes de Becker expressas em “Os estabelecidos e os outsiders”, obra tornada quase que um clássico sociológico contemporâneo e cujas linhas nos permitem realizar diversas inferências em relação à experiência de opressão vivenciada pelas pessoas com deficiência. Por fim, analisamos o corpus teórico erigido por Goffman e seus conceitos de estigma, carreira moral e instituição total, os quais nos permitem um pensar sobre a deficiência para além de derivações médicas e biológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Martins Piccolo, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação-SP

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado SORBONNE- UNIVERSITE PARIS V- RENE DESCARTES; Doutora em Psicologia pela USP e professora adjunta da UFSCar.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Enicéia Gonçalves. CONTRIBUIÇÕES INTERACIONISTAS A UM PENSAR SOBRE A DEFICIÊNCIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 1178, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2012v7n4p1178. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1158. Acesso em: 25 nov. 2024.